/

Volvo já partilha informação de situações perigosas entre automóveis

Até que os carros sejam verdadeiramente autónomos haverá ainda muito tempo em que os condutores humanos agradecerão todas as ajudas, e a Volvo vai estrear dois novos sistemas – Slippery Road Alert e Hazard Light Alert – que irão contribuir para a redução de surpresas inesperadas que podem gerar acidentes.

O Slippery Road Alert e Hazard Light Alert vão ser estreados nos XC90, S90 e V90, e são ambos sistemas que utilizam “a cloud” para a partilha de informação entre veículos.

No caso do Slippery Road Alert, sempre que os sensores do automóvel detectem piso escorregadio (com gelo, por exemplo) assinalam essa informação geolocalizada, que será apresentada aos restantes veículos que se aproximarem daquela área.

Tal permite ao condutor do veículo que recebe essa informação antecipar-se e adaptar-se às condições da estrada.

No Hazard Light Alert, o sistema é idêntico mas alerta os condutores quando outros veículos activarem as luzes de perigo. O sistema permite ao condutor estar informado do que encontrará mais à frente, mesmo que não tenha uma linha de visão desobstruída.

Este dois sistemas serão lançados inicialmente na Suécia e Noruega, mas a marca espera alargar o seu funcionamento a muitos mais países no futuro.

Resta agora aos consumidores esperar que seja criado um sistema deste tipo em formato aberto, que permita a integração com todas as marcas de veículos. Parece bastante limitativo ter Volvos a comunicar apenas com Volvos, Renaults com Renaults, ou Mercedes com Mercedes, quando todos teriam a beneficiar com a troca de dados entre si.

Seria não só muito mais eficiente em termos de segurança para os condutores e passageiros, como seguramente muito mais rentável para as companhias de seguros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.