Um vietnamita foi operado ao abdómen para remover uma tesoura que tinha sido deixada durante uma cirurgia há 18 anos, depois de se queixar de dores de estômago.
O vietnamita Ma Van Nhat, atualmente com 54 anos, foi submetido a uma cirurgia na sequência de um acidente de automóvel há 18 anos, durante a qual uma tesoura terá ficado esquecida dentro do seu corpo.
Recentemente, os médicos detectaram a tesoura, com cerca de 15 centímetros de comprimento, perto do seu cólon, depois de lhe fazerem uma ecografia. Parte da tesoura encontrava-se partida e tinha provocado danos no abdómen de Nhat.
O homem foi este fim de semana submetido a uma operação, durante três horas, para extrair a tesoura, informou Ngo Trung Thang, vice-diretor de assuntos gerais do hospital Gang Thep Thai Nguyen, a 80 quilómetros a norte de Hanoi.
“Ele está a recuperar bem”, disse Thang à AFP. O vietnamita foi operado por uma equipa de oito médicos.
Nhat passou quase duas décadas a “comer, beber e a levar uma vida normal”, diz o site Suc Khoe va Doi Song, ligado ao Ministério de Saúde do Vietname. A ecografia que detetou a tesoura foi feita depois de Nha se ter queixado de dores no estômago.
As autoridades vietnamitas estão agora à procura dos médicos que em 1998 realizaram a cirurgia, na província de Bac Kan, mas ainda não encontraram nenhum culpado.
ZAP // Lusa