Seis universidades portuguesas entre as melhores do mundo

Leon Brocard / wikimedia

As universidades de Aveiro, de Coimbra, de Lisboa, do Minho, Nova de Lisboa e do Porto estão entre as melhores do mundo, de acordo com um estudo que avaliou mais de 1200 instituições de ensino superior de 85 países.

O Jornal de Notícias faz eco deste estudo, apontando que “Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e Porto destacaram-se”, obtendo “dez ou mais notas A” na avaliação do U-Multirank.

Este ranking de universidades, que é feito com financiamento da União Europeia, avalia 31 indicadores que são organizados nas seguintes áreas, conforme aponta o mesmo diário: “ensino/aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação para internacionalização, envolvimento regional”.

As seis universidades portuguesas citadas obtiveram bons resultados globais, mas destacaram-se em particular na área da investigação.

Pelo contrário, a área onde foram menos pontuadas foi a da “transferência de conhecimento e no ensino/aprendizagem“, conforme aponta o Jornal de Notícias, que teve acesso às conclusões do estudo.

Entre as cinco instituições melhor classificadas, há a notar a existência de três nacionais no capítulo das publicações especializadas, nomeadamente a Universidade Fernando Pessoa, o Politécnico de Lisboa e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.