/

Planta que crescia na Europa pode ser a flor mais antiga do mundo

Gomez / University of Indiana / PNAS

A Montsechia vidalii pode ter sido a primeira flor do mundo, datando do período dos dinossauros na Terra, o Cretáceo

Uma planta que crescia debaixo de água na Europa há mais de 100 milhões de anos, sem pétalas e que tinha uma única semente, pode ter sido a primeira flor do mundo.

Mais de mil fósseis da planta, chamada Montsechia vidalii, foram analisados para o novo estudo, que parece substituir uma planta chinesa que também é considerada uma das primeiras.

A primeira flor é tecnicamente um mito, como o primeiro homem“, disse Davis Dilcher, paleobotânico e autor do estudo publicado esta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences. “Mas, com base nesta nova análise sabemos agora que a Montsechia é contemporânea, senão mais antiga, que a Archaefructus“, uma planta similar encontrada na China, disse.

Os fósseis da Montsechia foram descobertos há mais de um século nas jazidas de calcário da Cordilheira Ibérica, no centro de Espanha, e na Faixa Montsec, nos Pirinéus.

Segundo o paleobotânico norte-americano, muitos dos fósseis da planta foram mal interpretados, porque a Montsechianão tem partes de flor óbvias“, nomeadamente pétalas ou estruturas produtoras de néctar para atrair insetos e vive durante todo o seu ciclo de vida debaixo de água.

A planta, que pode ser vista como uma alga que cresce em água doce, tem apenas uma semente, característica que define uma flor, ou angiosperma.

A planta data de há entre 125 e 130 milhões de anos, no período dos dinossauros na Terra, acrescentou o estudo.

“A reinterpretação dos fósseis fornece uma fascinante nova perspetiva sobre o grande mistério da biologia vegetal”, disse Donald Les, professor de ecologia e biologia evolutiva na Universidade de Connecticut, dos Estados Unidos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.