/

Nova Zelândia: depois de sismo, um tsunami

Ross Setford / EPA

Contentores afectados pelo sismo de 7.8 de magnitude na escala de Richter, seguido de tsunami, que atingiu a Nova Zelândia

Contentores afectados pelo sismo de 7.8 de magnitude na escala de Richter, seguido de tsunami, que atingiu a Nova Zelândia

As autoridades neo-zelandezas registaram este domingo um tsunami com ondas de dois metros na Ilha do Sul da Nova Zelândia, após um terramoto de magnitude 7,8, seguido de várias réplicas, não havendo até ao momento registo de vítimas.

“Ocorreu um tsunami, a primeira onda chegou à costa nordeste da Ilha do Sul”, indicou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres da Nova Zelândia, na sua conta do Twitter.

O Ministério recomendou aos habitantes da costa leste do país que se desloquem “para zonas elevadas ou o mais possível para o interior”, e que subam para os pisos superiores dos edifícios ou até às árvores.

“Ouçam a rádio e sigam as instruções dos serviços de emergência”, acrescenta a mensagem de alerta.

Além do tsunami, o sismo, inicialmente classificado como de magnitude 7.4 e depois revisto para 7.8, provocou cortes de energia e do serviço telefónico em muitas partes do país.

O tremor de terra, que foi superficial, ocorreu 90 quilómetros a norte da cidade de Christchurch, na Ilha do Sul, onde um outro sismo de magnitude 6,3 matou 185 pessoas em 2011.

O sismo ocorreu às 00:02 (11h02 em Lisboa) e foi sentido em quase todo o país. Ao primeiro tremor seguiu-se uma série de fortes réplicas e há notícia de edifícios danificados na cidade rural de Cheviot, perto do epicentro.

Numa breve mensagem no Twiter, o primeiro-ministro, John Key, escreveu: “Espero que todos estejam a salvo após o sismo desta noite”.

O serviço de ambulâncias disse não ter recebido relatos de ferimentos devidos ao sismo.

Recorde-se que, em 2011, um sismo de magnitude 6.3 fez 185 mortos em Christchurch. A Nova Zelândia fica situada no “Círculo de Fogo do Pacífico” um arco de falhas sísmicas no Oceano Pacífico, onde são comuns os tremores de terra.

ZAP / Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.