Museu dos Coches espera “obras urgentes” por causa da chuva

Chuck Burgess / Flickr

Museu Nacional dos Coches

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, aguarda “obras urgentes” no telhado do edifício para resolver a entrada da chuva em certas zonas dos espaços expositivos, disse à agência Lusa fonte da entidade.

De acordo com a diretora do museu, Silvana Bessone, os danos no telhado foram provocados por ventos fortes que, em dezembro do ano passado, varreram telhas da cobertura, deixando entrar água quando chove.

“Quando chove muito, temos de colocar baldes e cobertores para apanhar a água”, descreveu a diretora do museu, que aguarda um período de bom tempo para a realização das obras, assim que o dinheiro para as mesmas seja desbloqueado.

silvana-bessone/Linkedin

Silvana Bessone, Directora do Museu Nacional dos Coches

Silvana Bessone, Directora do Museu Nacional dos Coches

O atual Museu dos Coches, instalado no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, fica apenas a algumas centenas de metros do edifício contemporâneo, previsto para inaugurar no segundo semestre de 2015.

Questionada sobre se alguma das peças do museu foi, entretanto, danificada pela chuva, Silvana Bessone disse que têm sido protegidas “o mais possível, e, por vezes, nas situações mais críticas de entrada de água, têm de ser afastados alguns do coches”.

A diretora do museu indicou que o telhado já foi vistoriado por técnicos, e a entidade aguarda o desbloqueio das verbas.

Na edição de hoje, o semanário Expresso aponta um valor de 380 mil euros necessários para a realização das obras no telhado, valor que Silvana Bessone disse desconhecer, mas estima que “deverá andar próximo”.

O Museu dos Coches lidera o número anual de visitantes nos museus nacionais, com 189.015 visitantes em 2013, mais 8.276 no núcleo de Vila Viçosa.

Há cerca de uma semana, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou, no parlamento, em Lisboa, que o Governo desbloqueou 3,5 milhões de euros para concluir o projeto do novo Museu dos Coches.

Para finalizar o novo museu falta a realização dos projetos museográfico, sinalética, conteúdos multimédia e passagem pedonal para acesso dos visitantes que viajam pela linha ferroviária situada entre a avenida da Índia e a avenida de Brasília.

Silvana Bessone disse à Lusa que os técnicos já estão a trabalhar na preparação do lançamento dos concursos para a realização destes projetos.

No final de 2013, todas as peças em reserva e quatro viaturas da exposição permanente do atual Museu Nacional dos Coches foram transferidas para as instalações do novo museu, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Criado por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I, em 1905, o museu reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.