Mulheres atacam Paulo Portas depois do discurso em Vagos

16

Manuel de Almeida / Lusa

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas

O discurso de Paulo Portas feito no domingo, em Vagos, durante uma acção de campanha, está a gerar polémica por causa das declarações que fez sobre as mulheres. O vice-primeiro-ministro traçou o retrato de uma verdadeira fada do lar e há quem o acuse de ter parado no tempo.

As mulheres sabem que têm de organizar a casa e pagar as contas a dias certos, pensar nos mais velhos e cuidar dos mais novos.” Eis a frase da polémica que saiu da boca de Paulo Portas durante o seu discurso, improvisado, em Vagos.

Nem o facto de o líder do CDS-PP ter relevado o papel da ministra Assunção Cristas no actual governo, notando que foi ela “que levou a que os pagamentos à agricultura estivessem em dia”, ameniza as críticas que lhe são feitas.

O Expresso tentou falar com a própria Assunção Cristas sobre a polémica frase, mas não conseguiu.

Conseguiu sim falar com outras mulheres, com carreiras profissionais, que se manifestam revoltadas com a posição de Paulo Portas.

“Não nos podemos admirar com estas declarações. Afinal, correspondem à matriz ideológica da Direita, que defende que a mulher deve cumprir o seu papel biológico”, diz Manuela Tavares, doutorada em Estudos sobre as Mulheres e membro da direcção do movimento União de Mulheres Alternativa e Resposta, ao Expresso.

Salazar já dizia que a boa dona de casa tinha sempre muito que fazer. E quanto mais mulheres estiverem em casa, menos dinheiro o Estado terá de gastar em infraestruturas sociais”, acrescenta Manuela Tavares.

O ministro Paulo Portas parou no tempo“, lamenta ao mesmo jornal a presidente da organização Mulher Século XXI, Maria Isabel Gonçalves, notando que “as mulheres não são mais aquelas retratadas nas suas afirmações”.

A professora de Literatura da Universidade de Lisboa Isabel Allegro de Magalhães confessa-se, por seu lado, um pouco surpreendida, lembrando que Portas tem “uma mãe economista, escritora, que não é exactamente aquilo a que antes se convencionava chamar de ‘dona de casa’ típica”.

Já a professora de Direito da Universidade Nova de Lisboa Teresa Pizarro Beleza recomenda ao vice-primeiro-ministro que “leia com atenção a Constituição da República, que certamente jurou cumprir quando tomou posse do cargo que ocupa”.

ZAP

16 Comments

  1. as “peixaradas” em que os portugueses e as portuguesas, são pródigos. Que Portas defenda um tipo de sociedade,está no seu direito, independentemente de sua mãe, eventualmente pensar de forma diferente.Porque vem à baila o nome da mãe do homem.Será que a família é um rebanho, com todos a latirem com o nadamesmo diapasão? Pessoalmente, nada tenho a ver com Portas, mas em democracia,devemos aceitar a opinião de cada um. Mesmo de Paulo Portas com a sua demagogia,

    • Mas porque as mulheres têm que aceitar a opinião desta pessoa que não gosta de mulheres, será que você tambem gostaria de ver as mulheres ocidentais usarem burka, por favor respeitem as mulheres deste século são mais empreendedoras do que certos homens a fazer de conta

      • Em democracia, cada um diz (sem ofender) o que quer e pensa. Será que nosso Povo só é democrata com a cor dele? Haja discernimento e educação, respeitem as outras opiniões, não tem que seguir as outras, mas sejam educados.

  2. O Portas esqueceu-se que hoje as mulheres (algumas) detestam ser vistas como a “Fada do Lar”.
    Isso é estar a passar-lhes um estatuto de “coitadinhas,submissas, antiquadas”. sei lá que mais.
    Sempre ouvi dizer que quando se larga um pêndulo, a primeira reacção deste é ir para o EXTREMO do lado oposto…, mas aos poucos acaba por encontrar o seu equiiíbrio. É o que se está a passar com as mulheres do século XXI.

  3. As Mulheres do Norte dizem as verdades ao Senhor Passos e as Mulheres do Algarve dizem as verdades ao Portas. Tudo isto tem uma explicação muito Simples Cortes nas pensões, cortes nos salários, desemprego, estágios fictícios etc …. O senhor Paulo Portas agora já não anda pelas feiras a fazer campanhã e beijinhos, criticar os PS quando era governo. A Mulheres são elas as donas de casa e são elas que sentem a Crise mais profundamente,… e agora o Senhor Paulo das Feiras apela a Classe média…. a Classe média já não existe está completamente mais pobre … Quem tinha algum dinheiro guardado que investiu no BES ficaram sem nada …. e agora … Senhor Paulo das Feiras ??? Proibir os nossos pescadores de pescar a nossa Sardinha no nosso Mar ???? e agora para alegrar os productores de Leite insenção de IRS somente por 3 meses …. e depois dos 3 meses o que vai acontecer ???? Na Educação invenções do senhor Ministro Crato ( BCES , ULTRAPASSAGENS, Concursos diferenciados, teips ( critérios duvidosos, etc ); No sector Mineiro Venda das Minas de Ouro aos Canadianos; No Calendario Nacional ( irradicação do dia 1º Dezembro – Dia da Independencia Nacional no ano 1640), corpo de Deus etc; No aspecto Social criaram mais pobres em Portugal; Na parte económica venda da Tap, ANA, EDP, CORREIOS ETC. e outras coisas mais…. E agora a coligação de Direita querem o Voto!!!!!!!

    • Nos anos 2010/2011 é que o País estava bom. Não havia desemprego, havia dinheiro para todos, não se devia nada a ninguém, quando precisavamos de mais um empréstimo era só abrir a boca, enfim estavamos num País das Maravilhas.
      O pior foi quando o sonho acabou e caímos na realidade de um País à beira da bancarrota.
      Mas, passados 4 anos aqueles que nos levaram quasi à bancarrota, negam tudo e prometem que agora é que vai ser, e que ràpidamente voltaremos ao País das Maravilhas e haverá dinheiro para todos irem até à Sorbonne, lá longe em França, para onde emigrou o Pai Disto Tudo.

  4. 20 ANOS DE PRISÃO PARA EX MINISTRO GREGO QUE RECEBEU SUBORNOS NO NEGÓCIO DOS SUBMARINOS

    O tribunal de Atenas sentenciou Akis Tsochatzopoulos a 20 anos de prisão por branqueamento de capitais. Em causa estão contratos de equipamento militar assinados pelo ex ministro grego da Defesa entre 1997 e 2001, entre os quais o referente à compra de submarinos à Alemanha.

    Após cinco meses de julgamento, ficou provado que Tsochatzopoulos, co fundador do Pasok e ex ministro da Defesa, arrecadou, entre 1996 e 2001, 55 milhões de euros em subornos com contratos de equipamento militar, sobretudo com a compra, à Rússia, de um sistema de defesa de mísseis e a aquisição de quatro submarinos à Alemanha.

  5. Caro José Júlio Costa-Pereira não é uma opinião nem sequer é uma opinião de um comum mortal Trata-se de um pensamento de alguém que nos governa e quer continuar a governar. Como cidadão, ele pode ter a opinião que quiser sobre o que quiser, mas como governante e candidato a governante o que ele pensa sobre qualquer tema traduz-se nas medidas que toma e tomará e é isso que está a ser julgado. Não serve para governar alguém que trata as mulheres como donas de casa, bem sei, certas mulheres diria Portas, as do povo! Pois, mas nós mulheres portuguesas já temos uma longa luta a exigir igualdade de direitos e obrigações para TODAS AS MULHERES, sejam as “economistas, escritoras”, sejam as peixeiras ou as simplesmente donas de casa que trabalham sem horário e sem salário para a tarefa mais nobre de tratar da família.

  6. Esqueceu-se que as mulheres agora além de terem emprego com todo o direito são além disso mais dedicadas a noitadas fora de casa, essa coisa da família parece estar em desuso, quanto ao resultado quando chegar a vez deles e delas depois já tarde compreenderão melhor o osso que lhes restará a roer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.