Hackers provam que podem controlar um carro a quilómetros de distância pela Internet

Dois especialistas em segurança na Internet vestiram a pele de hackers para demonstrarem que, com uma mera ligação de Internet, é possível controlar um carro a quilómetros de distância.

O jornalista da revista tecnológica Wired, Andy Greenberg, publicou na Internet um vídeo onde estes dois hackers improvisados, respectivamente o engenheiro de segurança do Twitter, Charlie Miller, e o engenheiro da empresa de consultoria de segurança IOActive, Chris Valasek, mostram como são capazes de “raptar” um jipe Cherokee de 2014, assumindo o seu controlo.

Andy Greenberg foi dar uma volta na auto-estrada com o jipe e os dois hackers conseguiram tomar conta deste estando a mais de 15km de distância.

Conforme se vê no vídeo, Charlie Miller e Chris Valasek começaram por ligar o ar condicionado no máximo, depois mudaram a estação de rádio e aumentaram o volume, a seguir accionaram os pára-brisas e, finalmente, desactivaram a transmissão e o acelerador com o carro em movimento.

Eles usaram apenas uma ligação de Internet, um endereço de IP e um software próprio que tira partido das fraquezas do sistema digital Uconnect da Fiat Chrysler.

Assim, os hackers poderão fazer o mesmo a outros veículos desta marca, mas não só: é perfeitamente plausível que os piratas informáticos possam detectar fragilidades nos sistemas de outras marcas.

Entretanto, a Fiat Chrysler já reagiu, anunciando que vai proceder à actualização do software de 1,4 milhões de veículos da marca Jeep.

Esta medida abrange o Dodge Viper desde 2013, os Dodge Durango, os Jeep Grande Cherokee e Cherokee SUVs de 2014 e 2015, os Chrysler 200 e 300 e os Dodge Charger e Challenger de 2015.

A empresa também criou um site na Internet onde se pode confirmar, por via do número de identificação da viatura, se a mesma precisa ou não desta actualização por razões de segurança.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.