Falsa batalha inventada nas redes sociais engana Estado Islâmico e opositores no Iraque

(dr) Dabiq Magazine

Uma batalha falsa, inventada por um morador de Londres ao longo de uma série de tweets, enganou tanto apoiantes do grupo terrorista Estado Islâmico quanto os seus opositores, que defendem as milícias xiitas no Iraque.

As informações divulgadas davam conta de uma grande batalha entre os militantes do Estado Islâmico e combatentes xiitas e iraquianos. Logo depois da notícia ser divulgada, utilizadores do Twitter que apoiam as forças anti-EI disseram ter alcançado uma vitória histórica.

“Muita festa em Karbala após a libertação de Shichwa“, tweetou um utilizador.

“10 mil refugiados fogem de Shichwa para Karbala”, lia-se noutro tweet.

Até surgiram rumores de que os países vizinhos estariam a ser arrastados para a luta: “Desastre: Exército saudita deve mobilizar-se rapidamente na fronteira do Iraque”.

A questão é que a batalha de Shichwa nunca ocorreu – na verdade, Shichwa não é sequer um lugar real.

Esta autêntica obra de ficção foi criada por Ahmad al-Mahmoud, um iraquiano residente em Londres e gestor da conta de Twitter @IraqSurvey. A conta normalmente agrega notícias sérias sobre o que está a acontecer no país e tem quase 14 mil seguidores.

No entanto, um dia,  al-Mahmoud “ficou entediado” e tweetou que o Estado Islâmico tinha-se retirado de Shichwa, chegando mesmo a partilhar imagens de veículos de órgãos de comunicação, alteradas no Photoshop, sugerindo que a batalha estava a ser noticiada.

Antes que se apercebesse, tinha começado uma febre. “As pessoas começaram a acrescentar informações, construindo mapas como se estivéssemos no SimCity”, afirmou à BBC. Alguns publicaram notícias falsas sobre a luta e um chegou a publicar um mapa do campo de batalha.

Vingança

Logo os rumores começaram a espalhar-se para fora do Iraque, e os simpatizantes da Unidade de Mobilização Popular – as milícias anti-EI que lutam ao lado do governo iraquiano – começaram a gabar-se sobre a batalha.

Eis que os simpatizantes do Estado Islâmico começaram a falar em vingança, e os boatos passaram a causar medo nos utilizadores da Arábia Saudita.

Ao fim de dois dias, ao perceber que a brincadeira – considerada perigosa por muitos, por alimentar e explorar conflitos e medos de pessoas reais – tinha fugido ao seu controlo, Ahmad al-Mahmoud apressou-se a desmenti-la.

À BBC, al-Mahmoud nega que tenha sido irresponsável ao inventar uma batalha na sua conta – dedicada sobretudo a notícias reais. O próprio nome do lugar, Shichwa, é uma brincadeira: em árabe iraquiano significa “bexiga de queijo“, uma forma tradicional de fazer laticínios.

Mahmoud afirma que isso por si só deveria ter dado uma pista para toda a gente: “Não era algo sério. Qualquer iraquiano sabe o que é uma shichwa.

O iraquiano teceu críticas aos dois lados do conflito: não apoia o Estado Islâmico, mas tampouco defende as milícias xiitas e é muito crítico ao governo iraquiano. A batalha falsa foi essencialmente para fustigar as milícias e ver se usariam as notícias para reivindicar uma vitória. E, para este fim, a partida funcionou.

“Depois de algumas horas começamos a ver contas de Facebook xiitas a dizer que o Estado Islâmico tinha perdido a batalha e que isso tinha sido uma grande vitória”, conclui.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.