Economizadores de energia são “perigosos e inúteis”

A associação de defesa do consumidor DECO testou alguns dos produtos à venda no mercado que se anunciam como economizadores de energia. São inúteis, enganosos e perigosos para o consumidor.

A DECO testou em laboratório o Eco-Saver, Energy Saver Pro, Mister Plugins, Inteligent Power Saver, Eletricity Saving Box, ELECEQ, produtos que se anunciam como economizadores de energia, e concluiu que falham nas suas duas promessas (poupar energia e estabilizar a corrente), além de apresentarem problemas de segurança.

Autênticas cópias uns dos outros, segundo a associação, estes aparelhos prometem poupar 30 a 75% de electricidade e custam entre 10 euros, como o ELECEQ, e quase 80 euros, no caso do Electricity Saving Box, e não cumprem a função de poupar energia.

Segundo a DECO, mesmo quando os electrodomésticos estão desligados, os aparelhos de “poupança de energia” apresentam eles próprios consumo energético – e o consumidor paga o mesmo na factura final.

Os aparelhos testados “não apresentam nenhuma tecnologia revolucionária” que sustente os resultados anunciados e, pelo contrário, apresentam risco de electrocussão nos terminais eléctricos.

Desde 2012 que a DECO testa estes produtos, com resultados semelhantes. “As conclusões mantêm-se, os modelos que já existiam continuam a poder ser vendidos e continuam a aparecer novos aparelhos no mercado”, diz a associação.

Ainda segundo a DECO, em Itália a Energy Saver Pro foi sancionada com uma multa de 30 mil euros por publicidade enganosa e práticas comerciais desleais.

A associação de defesa do consumidor apresentou entretanto nova denúncia de publicidade enganosa à Direcção-Geral do Consumidor e exigiu à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica que retire estes produtos do mercado por não serem seguros.

ZAP / DECO

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.