/

Descoberto o Sefapanosaurus, um dinossauro desenterrado há 80 anos

Universidade de Witwatersrand

O recém-descoberto Sefapanosaurus, desenterrado há mais de 80 anos

O recém-descoberto Sefapanosaurus, desenterrado há mais de 80 anos

Um novo dinossauro com 200 milhões de anos foi descoberto na África do Sul, oito décadas depois dos ossos terem sido desenterrados, por ter sido confundido com outra espécie.

Os ossos do Sefapanosaurus, como resolveram chamar-lhe os paleontólogos, foram encontrados na década de 30 na região de Zastron, na África do Sul, e estavam “escondidos” na extensa coleção do Instituto de Estudos Evolutivos (ESI) da Universidade de Witwatersrand, a maior do país.

Os especialistas sul-africanos pensaram que os vestígios seriam de um dinossauro chamado Aardonyx, mas depois de dois paleontólogos da Universidade da Cidade do Cabo voltarem a analisá-los aperceberam-se que pertenciam a um dinossauro completamente diferente.

Os especialistas acreditam que este novo dinossauro seria um sauropodomorfo (dinossauros herbívoros com pescoço longo) de tamanho médio, um grupo que deu origem aos dinossauros gigantes de longos pescoços da Era Mesozóica.

“O Sefapanosaurus é um membro de uma lista cada vez maior de dinossauros sauropodomorfos de transição da Argentina e da África do Sul que nos dizem mais sobre como estes se diversificaram”, afirma o paleontólogo argentino Alejandro Otero, autor do estudo em conjunto com o assistente Emil Krupandan, da Universidade da Cidade do Cabo.

Ambos estavam a visitar a coleção de fósseis da Universidade de Witwatersrand para estudar dinossauros sauropodomorfos primitivos quando fizeram a descoberta, e afirmam ter identificado restos de pelo menos quatro sefapanosauros, entre eles ossos das extremidades e várias vértebras.

Os resultados do estudo foram publicados no Zoological Journal of the Linnaean Society.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.