/

Coreia do Norte bloqueia oficialmente Facebook, YouTube e Twitter

johnmcnab / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O Ministério dos Correios e Telecomunicações da Coreia do Norte anunciou oficialmente que bloqueará o Facebook, Twitter, YouTube e outros sites pertencentes à Coreia do Sul, numa tentativa de controlar ainda mais o acesso a informações que chegam ao país.

O órgão norte-coreano já notificou o principal operador de telecomunicações do país, o Koryolink, e outros serviços locais que fornecem Internet para a população.

As novas restrições dificultarão ainda mais as atividades de turistas ou estrangeiros que querem publicar informações em tempo real sobre o que acontece no país.

Os sites estarão bloqueados “durante um certo período de tempo”, pelo que não há qualquer previsão de quando (ou se) o governo devolverá o acesso. Tanto o Facebook como o Twitter já tinham sido bloqueados informalmente há alguns meses.

O anúncio oficial também anuncia bloqueios a sites de jogos de azar e de conteúdo adulto.

Segundo o comunicado, qualquer um que tente contornar o bloqueio ou que aceda a sites de forma imprópria estará sujeito a punição sob a lei norte-coreana.

As novas restrições são similares às medidas de censura utilizadas na China, que possui uma grande firewall de bloqueio administrada pelo governo chinês.

Estima-se que mais de dois milhões de norte-coreanos utilizem telemóveis, mas poucos conseguem acesso à Internet, algo que é limitado aos funcionários, técnicos ou outras pessoas que tenham permissão prévia do governo.

Em 2013, a Coreia do Norte decidiu permitir que os estrangeiros que visitassem o país pudessem utilizar a rede 3G, mas apenas através de cartões SIM da operadora móvel Koryolink.

Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.