/

Cientistas japoneses detetam bomba meteorológica no fundo do Atlântico

NASA Earth Observatory

-

Um grupo de sismólogos japoneses detetou um tremor de terra profundo, muito raro, que terá sido criado por uma tempestade no oceano Atlântico.

A tempestade detetada ficou conhecida como “bomba meteorológica“: uma agitação pequena mas potente, que ganha força à medida que a pressão aumenta.

De acordo com os cientistas, as ondas terão batido com força no fundo do oceano durante a tempestade, que ocorreu entre a Gronelândia e a Islândia.

Durante a última década, vários cientistas têm vindo a aperfeiçoar a técnica de deteção de ondas sísmicas geradas por tempestades, que podem ser identificadas por sismógrafos do outro lado do mundo.

Neste estudo, publicado pelos investigadores da Universidade de Tóquio na Science, os investigadores utilizaram equipamentos sísmicos em 200 locais do Japão, tanto na terra como no mar, para acompanhar o terramoto ocorrido no oceano Atlântico.

Com equipamentos sísmicos que captam a desintegração da crosta terrestre, os cientistas descobriram um “microssismo onda S” – ou onda secundária.

As “ondas S” são libertadas por um sismo muito fraco e lento, que se propaga pelas rochas, com uma frequência de apenas 0.05 e 0.5 Hertz – razão pela qual nunca tinham sido detetada por cientistas.

Enquanto as ondas primárias podem ser identificadas pelos animais pouco antes de um terramoto, as ondas S são sentidas apenas durante os sismos seguintes.

Noutro artigo publicado na Science, Peter Gerstoft e Peter Bromirski, da Universidade da Califórnia, revelam que esta descoberta fornece aos sismólogos uma nova ferramenta para estudar a estrutura profunda da Terra.

As descobertas podem ajudar os especialistas a aprender mais sobre a estrutura interna da Terra e melhorar a deteção de terramotos e tempestades oceânicas.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.