/

Chuveiro ecológico permite tomar banhos infinitos com apenas 10 litros de água

1

O novo chuveiro gasta apenas dez litros de água e através de um sistema de reaproveitamento faz com que o seu utilizador possa tomar um banho despreocupado durante várias horas.

Tomar um bom banho, sem estar a pensar a cada minuto na quantidade de água que estamos a gastar, é quase de certeza um sonho para qualquer comum mortal.

Graças ao Showerloop, essa imagem do paraíso está cada vez mais perto de se tornar realidade, uma vez que este novo chuveiro só precisa de dez litros de água para trabalhar.

Ao contrário de outros chuveiros ecológicos, que armazenam a água para gastar noutras tarefas, com esta nova tecnologia a água volta novamente para o banho.

A estratégia está no processo de reaproveitamento da água, que passa por várias etapas de limpeza desde que passa pelo ralo, permitindo estar no banho durante várias horas sem preocupações.

Além de não gastar tanta água como um chuveiro tradicional, esta nova tecnologia também poupa energia no sistema de aquecimento, já que grande parte do calor é reaproveitado nesse mesmo processo.

De acordo com o seu criador, o Showerloop pode ser instalado dentro ou fora de um chuveiro ou de uma banheira e o seu funcionamento é muito simples.

Num primeiro passo, a água que já foi usada passa por uma tela que não deixa passar os fios de cabelo ou outros elementos que são arrastados durante o banho.

De seguida, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que têm como função eliminar outras substâncias como, por exemplo, o sabão.

Por fim, a água é esterilizada através de uma lâmpada de luz ultravioleta e é novamente reencaminhada para o chuveiro.

O sistema completo pesa cerca de vinte quilos, tem um custo aproximado de 600 euros e o fundador estima que tenha uma autonomia de dois anos, no entanto, alerta que cada caso é um caso.

“Os filtros podem durar até dois anos com uma utilização diária, embora um ano seja o período mais provável, mas isso depende da rotina de cada utilizador”.

O design e funcionamento deste projeto estão à disposição para quem os quiser utilizar. Em troca, os criadores pedem apenas para que os interessados façam um donativo, comprem o kit ou sugiram uma parceria.

ZAP / Canal Tech

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.