O cérebro humano está desenhado para ter alucinações

47

As alucinações, normalmente associadas a distúrbios psicóticos, resultam na verdade de um processo natural do cérebro, quando este tenta “completar” a realidade quando sente que não lhe chegam informações suficientes.

Um grupo de cientistas das universidades de Cambridge (Inglaterra) e Cardiff (País de Gales) chegou a esta conclusão depois de uma série de experiências, cujos resultados foram publicados esta segunda-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com os investigadores britânicos, o cérebro humano tem uma poderosa capacidade de “completar” a visão de um acontecimento quando os dados são insuficientes ou incompletos.

Assim, o efeito colateral deste “prognóstico cerebral” é a capacidade de ver coisas que não existem na realidade – as alucinações, que ocorrem quando há uma intensificação dos processos normais de avaliação de uma situação no cérebro, baseando-se na informação existente combinada com prognósticos.

Este comportamento, segundo os cientistas, não é inerente apenas às pessoas com doenças mentais, mas acontece, por exemplo, quando “reconhecemos” o nosso gato no escuro mesmo quando este não passa de uma mancha.

Durante as experiências, os cientistas compararam as reações de pessoas saudáveis e das que tinham doenças mentais a determinadas imagens.

Os participantes tinham que detetar a silhueta de uma pessoa em imagens ininteligíveis a preto e branco – ou seja, para identificar a silhueta era preciso usar a imaginação.

Em seguida, eram mostradas imagens a cores a partir das quais tinham sido feitas as imagens anteriores a preto e branco.

As pessoas com psicoses ou com predisposição para doenças mentais acabavam por cumprir a tarefa mais facilmente olhando para as imagens, confirmando a teoria dos cientistas de que as alucinações ocorrem devido à tendência hipertrofiada de projetar na realidade ideias previamente existentes.

Paul Fletcher, do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, explica que “ter um cérebro preditivo torna-nos eficientes e propensos a criar uma imagem coerente de um mundo ambíguo e complexo, mas também significa que não estamos muito longe de percepcionar coisas que não existem na realidade – a definição de alucinação”.

“Estas descobertas são importantes porque nos mostram que a emergência de sintomas de doenças mentais podem ser enquadrados como uma alteração do equilíbrio das funções cerebrais normais, e também sugerem que estes sintomas e experiências não refletem um cérebro ‘estragado’, mas antes um que está em busca – de uma forma muito natural – de sentido para a informação que lhe parece ambígua”, completa Naresh Subramaniam, investigadora da mesma instituição.

ZAP / SN

RESPONDER

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Norte-coreanos estão na Malásia para reclamar corpo de Kim Jong-nam

Uma delegação norte-coreana chegou esta terça-feira à Malásia para reclamar o corpo do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, morto no aeroporto de Kuala Lampur com o químico VX, um poderoso agente nervoso, a …

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …