/

Brincar ao ar livre faz bem à visão das crianças

Um estudo realizado na China identificou uma possível maneira de travar a miopia em crianças.

Os resultados de um estudo, que contou com a participação de 12 escolas chinesas, apontam que pelo menos 40 minutos por dia de brincadeiras ao ar livre trazem benefícios à visão de meninos e meninas.

O autor do estudo, Mingguang He, e os seus colegas, pediram a seis escolas que levassem os alunos para brincar fora todos os dias; como grupo de controlo, as outras seis mantiveram a rotina de estudos dentro da sala de aula. Os pais também foram estimulados a incentivar brincadeiras ao ar livre aos fins de semana – nesse ponto, os dois grupos igualaram-se.

Ao fim de três anos, os cientistas submeteram as crianças a testes para identificar se tinham sinais de miopia. No início da experiência, menos de 2% de cada grupo tinha o problema.

Entre as crianças das escolas que aplicaram a estratégia de brincar ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau de miopia (259 de 853 crianças).

Já entre aquelas que ficaram na sala de aula, 40% desenvolveram o problema: 287 de 726 crianças.

A pesquisa só considerou miopia os exames que apontavam pelo menos 0,5 graus de diopetria.

A diferença não é grande, mas é significativa, defendem os investigadores, e mantém-se mesmo quando se leva outros fatores em consideração, como o histórico familiar de miopia.

O estudo sugere que as crianças precisam de equilibrar atividades realizadas mais de perto em lugares fechados, como estar ao computador, com atividades em que usam a visão à distância.

“Isso é importante clinicamente, porque as crianças que desenvolvem miopia cedo têm mais probabilidades de que o problema piore com o tempo, o que também aumenta o risco de desenvolverem miopia patológica”, afirmam os investigadores.

“Além disso, um atraso no desenvolvimento de miopia em crianças pequenas, que tendem a ter uma maior taxa de progressão, poderia proporcionar benefícios gigantescos para a saúde dos olhos a longo prazo”, acrescentam.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em 2014, o número de pessoas com miopia duplicou nos últimos anos. O problema costuma estar bastante ligado ao uso do computador ou de outros itens tecnológicos – como tablet, telemóvel – durante muitas horas por dia.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.