/

Braga vence FC Porto e afasta dragões da frente

1

fcporto,pt

O Sporting de Braga aproveitou os erros defensivos claros do FC Porto para vencer hoje os portistas por 3-1, na 25.ª jornada da I Liga de futebol, e pode ter tirado os ‘dragões’ da luta pelo título.

O Braga adiantou-se no marcador aos 71 minutos, por Hassan, depois de um falhanço clamoroso de Marcano.

Maxi Pereira, aos 86, ainda empatou para o FC Porto, mas o Braga chegaria novamente à vantagem pouco depois, aos 89, por Rafa, aproveitando uma ‘autoestrada’ no lado direito da defesa portista.

Aos 90+4 surgiu o terceiro dos bracarenses, por Alan, que, com muita classe, não perdoou uma saída ‘louca’ de Casillas a meio do seu meio-campo após um lançamento longo de Pedro Santos.

Paulo Fonseca tinha dito na véspera querer inverter a tendência de triunfos do FC Porto em Braga nos últimos anos e conseguiu-o com um futebol nem sempre bem jogado na primeira parte, mas mais pragmático e inteligente a gerir os tempos de jogo do que a equipa portista, que, apesar de ter entrado bem na partida, foi perdendo ‘gás’ e clarividência.

Os portistas não aproveitaram a derrota dos ‘leões’ no dérbi lisboeta de sábado (1-0 para o Benfica) e, com esta derrota, as contas do título complicam-se para a turma de José Peseiro, que fica a seis pontos dos ‘encarnados’ e a quatro do segundo, o Sporting.

O Braga pode ainda dizer que lhe pertenceram duas grandes oportunidades de golo, mas Hassan (34) e Rafa (81), em excelentes posições, enviaram a bola ao poste.

Mas o FC Porto começou melhor a partida, muito pressionante, e, logo aos 06 minutos, Suk quase aproveitou uma bola perdida em zona proibida pelo Braga, mas Marafona demonstrou atenção e defendeu para canto.

fcporto,pt

-

O primeiro lance de real perigo do Sporting de Braga surgiu aos 28 minutos, com uma jogada individual de Rafa, mas o remate do internacional português, à entrada da área, saiu ligeiramente por cima.

Mas o maior falhanço pertenceu a Hassan: na cara de Casillas, o marroquino fez o ‘chapéu’ ao guardião espanhol e levou a bola ao poste.

Na sequência, o treinador do FC Porto, José Peseiro, foi expulso do banco por protestar por uma suposta falta no início do lance.

O Braga estava agora por cima e a primeira parte terminou com um remate forte de Baiano de fora da área para defesa a dois tempos de Casillas.

Aos 60, houve troca de uma avançado por outro no FC Porto, com Aboubakar a render Suk, mas sem ganhos evidentes para os ‘dragões’, com exceção de um lance de algum perigo, aos 70 minutos, em que o avançado camaronês rematou já dentro da área contra Boly (70).

Logo a seguir, surgiu o primeiro golo: centro de Djavan da esquerda, falhanço incrível de Marcano e Hassan a bater Casillas (71), somando o seu décimo golo no campeonato.

Rafa enviou a bola ao poste dez minutos depois, mas o Porto conseguiria empatar, com Maxi Pereira a fazer a recarga, de cabeça, a um primeiro remate de Herrera rechaçado pela defesa (85).

O Porto acreditou que podia chegar à vitória e deixou muito espaço para o contra-ataque do Braga. Foi assim que Djavan galgou pelo lado esquerdo e fez centro precioso para a finalização certeira de Rafa.

O golo de Alan, pouco depois da expulsão de Martins Indi, por acumulação de cartões amarelos (90+1 minutos), carregou o tom de tristeza da equipa e adeptos portistas.

ZAP / Futebol 365

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.