/

Benfica vence Boavista e sobe ao segundo lugar

José Sena Goulão / Lusa

-

O bicampeão em título Benfica subiu hoje, provisoriamente, ao segundo lugar da Primeira Liga, ao vencer na receção ao Boavista, por 2-0, em jogo da 10.ª jornada.

Gonçalo Guedes deu vantagem aos ‘encarnados’ (39 minutos), dois dias após ter sido convocado pela primeira vez para a seleção nacional, tendo o recém-entrado Carcela aumentado a contagem a poucos minutos do final (88), ele que já havia marcado na ronda anterior, diante do Tondela.

Com este triunfo, o Benfica, que tem menos um jogo, soma agora 18 pontos, os mesmos do Rio Ave (derrotado no terreno do Marítimo) e do FC Porto, que hoje recebe o Vitória de Setúbal, e reduz para cinco a desvantagem para o líder Sporting, que também joga hoje, em Arouca.

O técnico do Benfica, Rui Vitória, procedeu apenas a uma alteração relativamente ao encontro europeu de terça-feira, com os turcos, lançando o então castigado Samaris no lugar de André Almeida no centro do terreno, tendo igualmente mantido a aposta em Raúl Jiménez na frente de ataque, apesar já poder contar com Mitroglou, que ficou no banco.

Os ‘encarnados’ realizaram uma das piores primeiras partes da época, revelando total apatia no processo ofensivo e, à semelhança de tantos outros jogos, voltaram a insistir num jogo extenuante de cruzamentos para a área, que invariavelmente terminam sem qualquer perigo.

O guarda-redes visitante, Mika, foi quase sempre um espetador, limitando-se a travar com relativa facilidade um remate de Sílvio e um cabeceamento de Raúl Jiménez, embora o mesmo acontecesse do lado contrário, onde Júlio César também assistia tranquilamente ao desenrolar da partida.

A estratégia boavisteira passava sobretudo por defender em 40 metros, de forma compacta e com as linhas juntas, anulando dessa forma qualquer possibilidade de jogo interior às ‘águias’, que eram ‘empurradas’ para as linhas.

Se o coletivo benfiquista revelava pouca clareza de ideias, as individualidades também não conseguiam sobressair, até que, a seis minutos do intervalo, Gaitán ‘fabricou’ uma iniciativa na esquerda e assistiu Gonçalo Guedes, que, à entrada da área, atirou forte e apontou o seu terceiro golo na I Liga, inaugurando o marcador.

O tento antes do descanso libertou o Benfica para uma etapa complementar mais fluída, com mais oportunidades, a primeira das quais por Jonas, que rematou com ‘selo’ de golo, mas viu o poste esquerdo negar-lhe as intenções, aos 61 minutos.

Pouco depois seria a vez de Gonçalo Guedes ficar perto do ‘bis’, só que o jovem, de 18 anos, foi demasiado altruísta, quando estava em posição privilegiada para atirar à baliza, e preferiu assistir um companheiro, perdendo-se boa ocasião.

Também Talisca esteve próximo de ‘apagar’ uma exibição desinspirada, na marcação de um livre direto, que foi novamente negado pelo ‘ferro’ esquerdo da baliza de Mika.

Como não há duas sem três, a dois minutos do fim, foi a vez de Jardel ver um cabeceamento esbarrar no travessão, mas, desta feita, o recém-entrado Carcela estava no sítio certo e não desperdiçou a recarga, fechando as contas do triunfo das ‘águias’, que regressam ao ‘ativo’ daqui a duas semanas, com o dérbi da Taça de Portugal, diante do Sporting, em Alvalade.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.