Arqueólogos descobriram misteriosas pinturas pretas em Machu Picchu

1

A descoberta de várias pinturas rupestres na região do Machu Picchu está a intrigar os arqueólogos que trabalham para o Governo do Peru.

As pinturas foram encontradas há poucos meses pela equipa que investiga o local, em busca de elementos que possam ajudar a entender melhor a história da misteriosa cidade inca, construída a 2,4 mil metros acima do nível do mar.

Mas, para já, as pinturas descobertas no Machu Picchu oferecem mais perguntas do que respostas.

“As pinturas estão perto do monumento e foram feitas com uma cor preta. Estas são as novidades”, disse à BBC, Fernando Astete, diretor do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu.

O especialista explicou que já tinham sido encontradas pinturas rupestres em cerca de vinte pontos diferentes do parque, mas esta é a primeira vez que são descobertas tão perto do monumento.

“Foram encontradas na estrada principal de acesso, num lugar conhecido como Pachamama, um trilho inca que vai de Intipunco a Machu Picchu, a cerca de dez minutos do monumento”, descreveu.

Segundo o responsável, as pinturas descobertas anteriormente são de cor laranja, ocre ou então mais amareladas, cores “abundantes na iconografia inca”.

Por isso, a descoberta destas imagens em tom preto é algo inédito para os arqueólogos que trabalham para o Governo do Peru.

“Na pintura é possível identificar uma figura humana, uma espécie de lama e outros elementos ainda não definidos. São todas pintadas em preto e têm mais ou menos 15 centímetros“, explicou.

Embora haja muita especulação sobre a possibilidade destas imagens serem do período pré-inca ou de mudarem alguma das teorias sobre Machu Picchu, o diretor do parque preferiu ser cauteloso nas suas considerações.

“Ainda não podemos determinar se são mais antigas do que pensamos. Em Arqueologia, trabalhamos por associação”, declarou.

“Machu Picchu é uma área inca, as sepulturas que ali foram encontradas são incas, então consideramos que as pinturas também possam ser incas, mas temos de concluir as investigações antes de podermos determinar a sua idade”.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Eu já castiguei o meu mais novo por nas últimas férias em Machu Picchu ter andado de spray preto a fazer asneiras e a pintar a torto e a direito. Espero que não me venham agora pedir para ir lá limpar aquilo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.