Zelenskyy: Portugal está disponível para enviar tanques

1

Presidência da Ucrânia / Wikimedia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse na quinta-feira que Portugal está disponível para enviar tanques à Ucrânia.

As declarações do líder ucraniano foram feitas durante uma conferência de imprensa onde também esteve Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

“Quanto aos tanques, vários países têm vontade de nos enviar tanques”, afirmou. “Finlândia, Portugal, Espanha e muitos outros países estão prontos para fornecer uma pequena quantidade de tanques e o número de tanques que têm”, notou, indicando que falta a luz verde do “país que tem a respetiva licença”, a Alemanha.

Entretanto, segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Paweł Jabłoński, Polónia pode tomar medidas fora do usual em relação aos tanques.

Durante uma entrevista à RMF FM, indicou: “se houver forte resistência, estaremos prontos para tomar ações fora do usual, mesmo que alguém se ofenda com isso, mas não vamos antecipar-nos aos factos. Vamos tentar garantir que o maior número possível de países, juntamente connosco, tem um impacto efetivo na Alemanha”.

Mateusz Morawiecki, o primeiro-ministro da Polónia, já tinha dado sinais nesse sentido quando, na quinta-feira, afirmou que poderia enviar os tanques sem a aprovação alemã. Os Leopard 2 são fabricados na Alemanha e, por isso, há restrições sobre a sua reexportação.

“O consentimento é de importância secundária, ou obtemos esse consentimento rapidamente ou faremos o que for necessário”, assegurou Morawiecki.

Sobre as reticências alemãs, Jabłoński respondeu que “é disso que trata a diplomacia”. Quando os aliados não querem “realizar certas ações, se forem submetidos a vários tipos de persuasão, pressão, às vezes podem mudar de ideia”.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, desvalorizou o envio de tanques, como os britânicos Challanger-2 ou os alemães Leopard-2, para a Ucrânia. Citado pela agência RIA, disse que a “importância dessas entregas não deve ser exagerada em termos de habilidade e alteração” das dinâmicas no campo de batalha.

Peskov acredita mesmo que os tanques ocidentais poderão representar um “problema” para as autoridades ucranianas, que estarão “bem conscientes de todos os problemas que acarreta esse envio”.

“Todos esses tanques precisam quer de manutenção, quer de reparos, então vão criar problemas à Ucrânia”, notou Peskov, frisando que “vai mudar nada” no que diz respeito ao “progresso do lado russo” na prossecução dos seus objetivos militares.

ZAP //

1 Comment

  1. Espero que seja um equívoco, alimentar uma potencial guerra nuclear não é do nosso interesse nem da humanidade, e não temos necessidade de nos por de bicos de pés. Países com mais capacidade militar estão cautelosos. Espero que os nossos dirigentes não sejam tolos ao ponto de substimarem o “seu inimigo” e não coloquem em risco os Portugueses e a sua defesa, destruindo o pouco material de defesa que resta e arranjando-nos um inimigo poderoso e perigoso. Essa não é a vontade da maioria do povo Português.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.