/

Zelenskyy na Assembleia: “Ele é um caso de estudo”

usembassykyiv / Flickr

Volodymyr Zelenskyy, o Presidente da Ucrânia

Presidente da Ucrânia será o primeiro chefe de Estado a falar por video-conferência no Parlamento. O seu discurso impressiona.

A “passagem” por diversos parlamentos, não só europeus, também chega a Portugal: Volodymyr Zelenskyy vai falar na tarde desta quinta-feira para os deputados portugueses, através de vídeo-conferência.

A sessão na Assembleia da República com o presidente da Ucrânia está marcada para as 17 horas. Apenas Zelenskyy e Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia, vão falar.

Esta será a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro vai falar por vídeo-conferência na Assembleia da República portuguesa.

Zelenskyy não está a combater no terreno mas tem combatido através da comunicação, com mensagens constantes (já falou perante 25 Parlamentos, sempre à distância), fortes e repletas de emoção.

“Ele consegue utilizar todos os seus pontos fortes, a nível da experiência e de órgãos de comunicação social, para conseguir algo como a entrada na União Europeia, num tempo recorde que nenhum país havia conseguido”, analisa Amélia Brandão, professora de estratégia de comunicação da Universidade do Porto.

Nestas declarações à rádio TSF, a professora afirma que o presidente da Ucrânia é mesmo um caso de estudo: “Consegue captar a atenção do Ocidente e de todos os líderes políticos a nível mundial. É um case study que temos aqui”.

“O alimentar uma relação de uma forma diária traz frutos, imagem, notoriedade e consegue conquistar a nível político. A palavra que ressalta é o envolvimento. Consegue um envolvimento, não só a nível funcional, como emocional, e isso traz atractividade, notoriedade, a imagem de marca não só de uma pessoa, mas também de uma ideologia”, continuou.

Amélia Brandão disse também que a “marca” Ucrânia sai beneficiada graças ao emergir deste líder: “Claramente que isso traz frutos a nível pessoal e da ‘marca’ país. Há aqui um renascer da marca pessoal do Zelenskyy”.

“Até agora quase ninguém tinha ouvido falar dele; ou, se ouviram, teriam ouvido falar de uma forma mais humorística, de comédia, ouviam que ele era um comediante. Ele consegue emergir um líder. Os líderes nascem de causas improváveis e o Zelenskyy é um líder que emergiu”, descreveu a especialista.

A sessão com Volodymyr Zelenskyy na Assembleia tem sido preparada ao pormenor: “Teremos de dar mais atenção ao suporte técnico da reunião. Tem havido um importante trabalho colaborativo entre os diferentes serviços envolvidos: informática, comunicação, segurança, apoio ao plenário. Com muitos testes, que têm corrido bem”, partilhou João Nuno Amaral, director de comunicação da Assembleia da República.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.