Pancadaria na Igreja para atrair crentes: “é surreal” ver batismos e wrestling ao mesmo tempo

1

Quando a fé se testa num ringue, depois de uma oração, com violência simulada, os crentes aparecem para ver o espetáculo pouco típico de uma Igreja Católica.

Cada vez menos crentes apareciam na missa, por isso, uma igreja no norte de Inglaterra fez o impensável. Agora há em Shipley, todos os meses, eventos de luta livre numa estranha combinação de fé com ação e violência. Tudo começou quando o cristão Gareth Thompson, de 37 anos, notou uma ligação entre os dois temas, que pelos vistos não estão assim tão distantes.

“Se resumirmos ao básico, é o bem contra o mal”, disse à ABC News. “Quando me tornei cristão, comecei a ver o mundo do wrestling através de uma lente cristã. Comecei a ver David e Golias. Comecei a ver Caim e Abel. Comecei a ver Esaú a ver a sua herança ser-lhe roubada. E pensei: ‘Podíamos contar estas histórias'”.

Os eventos atraem cerca de 200 pessoas de todos os estratos sociais — famílias, adolescentes e fãs de longa data da luta livre — que se reúnem sob o teto abobadado da igreja para noites de “porrada” e golpes no corpo, cabeçadas e orações.

Antes do arranque dos combates, os participantes ouvem uma breve homilia e participam numa oração. Depois, a igreja transforma-se numa arena barulhenta onde os dedos de espuma acenam e os adeptos gritam encorajando os lutadores.

Embora apenas alguns fãs de luta livre se tenham transformado em frequentadores regulares da igreja, o impacto tem sido tangível: só no primeiro ano, foram realizados trinta batismos.

“Estou aqui principalmente pela luta livre”, disse Liam Ledger, de 33 anos, que também luta — mas é um pouco “surreal” quando se realizam batismos entre os combates.

“Convido o meu adversário a rezar comigo antes dos combates”, disse a campeã feminina, Kiara.

“As pessoas dizem: ‘Oh, o wrestling e o cristianismo são duas coisas falsas num mundo falso da sua própria existência'”, acredita Thompson. “Se não acreditarem nisso, é claro que vão pensar isso. Mas a minha experiência pessoal da minha fé cristã é que ela está viva e viva, e é verdadeira. O mundo do wrestling, se realmente acreditarmos nele, acreditamos que é verdade e podemos suspender a nossa descrença. Suspende-se a descrença porque se quer perder nela. Queres acreditar nisso. Queremos ter esperança nisso”.

ZAP //

1 Comment

  1. “Welcome to St Peter’s! We are an Anglican (Church of England) church” É uma igreja anglicana e em nada tem a haver com a Igreja Católica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.