Windows XP ainda é o segundo sistema operativo mais usado no Mundo

1

Há cerca de um ano, a Microsoft anunciou que iria terminar o suporte ao Windows XP, o sistema operativo que foi lançado em 2001, ainda é contabilizado como o segundo sistema operativo mais usado.

A Microsoft anunciou, no dia 8 de abril de 2014, que iria terminar com o suporte ao Windows XP. Passado um ano, o XP ainda conta com 16,94% dos sistemas operativos usados em todo o mundo, de acordo com um estudo feito pela NetMarketShare.

Há um ano, quando foi feito o anúncio de encerramento do suporte, o XP era usado em 27,5% dos computadores.

A versão mais usada actualmente é o Windows 7, que conta como 58,04% dos sistemas operativos.

No total, as duas versões mais recentes da Microsoft, o Windows 8 e 8.1, contam como 14,07% do mercado. Dos sistemas da Microsoft, a versão com menor percentagem de uso é o Windows Vista, um dos sistemas menos amados da tecnológica, com 1,97%.

Os sistemas operativos da Apple também foram contabilizados nesta pesquisa: o Mac OS X 10.10 representa 3,96%, ocupando o quarto lugar na lista. Já o Mac OS X 10.9 representa apenas 1,61%.

Perfil de visitas num site generalista

As estatísticas apresentadas pela Microsoft parecem dizer respeito no entanto apenas ao universo de sistemas operativos instalados em computadores, não tendo levado em consideração os utilizadores de dispositivos móveis.

Analisando o perfil de acessos ao ZAP nos últimos 30 dias, em função do sistema operativo, verifica-se que a totalidade dos sistemas Windows representa 73% dos acessos.

O iOS, sistema operativo da Apple instalado nos iPhones e iPads, é responsável por 10,6% das visitas, enquanto o Android, sistema operativo da Google, representa outros 10%.

O Mac OS X, sistema instalado nos computadores da Apple, trouxe 4,5% das visitas ao ZAP.

De entre os acessos ao ZAP com sistemas operativos Windows, a versão 7 conta com 43% dos utilizadores, e o Windows 8 com 13%.

O Windows XP representou apenas 11% dos acessos ao ZAP no período analisado.

ZAP / B!T

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.