Windows XP ainda é o segundo sistema operativo mais usado no Mundo

Há cerca de um ano, a Microsoft anunciou que iria terminar o suporte ao Windows XP, o sistema operativo que foi lançado em 2001, ainda é contabilizado como o segundo sistema operativo mais usado.

A Microsoft anunciou, no dia 8 de abril de 2014, que iria terminar com o suporte ao Windows XP. Passado um ano, o XP ainda conta com 16,94% dos sistemas operativos usados em todo o mundo, de acordo com um estudo feito pela NetMarketShare.

Há um ano, quando foi feito o anúncio de encerramento do suporte, o XP era usado em 27,5% dos computadores.

A versão mais usada actualmente é o Windows 7, que conta como 58,04% dos sistemas operativos.

No total, as duas versões mais recentes da Microsoft, o Windows 8 e 8.1, contam como 14,07% do mercado. Dos sistemas da Microsoft, a versão com menor percentagem de uso é o Windows Vista, um dos sistemas menos amados da tecnológica, com 1,97%.

Os sistemas operativos da Apple também foram contabilizados nesta pesquisa: o Mac OS X 10.10 representa 3,96%, ocupando o quarto lugar na lista. Já o Mac OS X 10.9 representa apenas 1,61%.

Perfil de visitas num site generalista

As estatísticas apresentadas pela Microsoft parecem dizer respeito no entanto apenas ao universo de sistemas operativos instalados em computadores, não tendo levado em consideração os utilizadores de dispositivos móveis.

Analisando o perfil de acessos ao ZAP nos últimos 30 dias, em função do sistema operativo, verifica-se que a totalidade dos sistemas Windows representa 73% dos acessos.

O iOS, sistema operativo da Apple instalado nos iPhones e iPads, é responsável por 10,6% das visitas, enquanto o Android, sistema operativo da Google, representa outros 10%.

O Mac OS X, sistema instalado nos computadores da Apple, trouxe 4,5% das visitas ao ZAP.

De entre os acessos ao ZAP com sistemas operativos Windows, a versão 7 conta com 43% dos utilizadores, e o Windows 8 com 13%.

O Windows XP representou apenas 11% dos acessos ao ZAP no período analisado.

ZAP / B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …