Descarregar o autoclismo em WC’s públicos aumenta risco de transmissão de doenças (mesmo com a tampa fechada)

Mesmo com as tampas fechadas, as descargas podem aumentar os níveis de partículas de aerossol no ambiente, aumentando também o risco de transmissão de doenças pelo ar em espaços públicos mal ventilados. 

Um estudo, publicado em 2020, usou a dinâmica de fluidos computacional para modelar a propagação de partículas de aerossol durante a descarga do autoclismo. Na altura, os cientistas descreveram os resultados como “alarmantes”, depois de terem descoberto que o processo cria e impulsiona um número significativo de partículas de aerossol.

De acordo com o New Atlas, uma nova pesquisa, levada a cabo por cientistas da Universidade Florida Atlantic, nos Estados Unidos, concluiu que as casas de banho públicas podem ser pontos de grande contaminação.

Desta vez, a equipa quantificou o volume de aerossóis produzidos pela descarga do autoclismo em condições do mundo real. Para o fazer, os investigadores transformaram uma casa de banho de um campus universitário num verdadeiro laboratório experimental e usaram uma máquina que conta partículas presentes em várias alturas.

As gotículas foram detetadas em alturas de até 1,5 metros durante 20 segundos ou mais depois de se puxar o autoclismo.

Apesar de terem sido geradas mais partículas por descargas de urinol e de sanita com tampa aberta, os cientistas também detetaram volumes notáveis ​​de aerossóis no ar após a descarga de uma sanita com a tampa fechada.

Como muitos WC’s públicos não têm tampas nos assentos sanitários, a equipa sugere que a instalação de tampas pode ajudar a reduzir a dispersão do aerossol. Ainda assim, podem escapar pequenas partículas pelas fendas na tampa.

“Após cerca de três horas de testes que envolveram mais de 100 descargas de autoclismo, detetamos um aumento substancial nos níveis de aerossol medidos no ambiente, com o número total de gotículas geradas em cada teste de descarga variando até dezenas de milhares”, disse Siddhartha Verma, coautor do estudo publicado na Physics of Fluids.

“Tanto os cubículos no WC quanto os urinóis geraram grandes quantidades de gotas menores que 3 micrómetros de tamanho, o que representa um risco significativo de transmissão se contiverem microrganismos infecciosos”, acrescentou.

Devido ao seu tamanho, as gotículas podem permanecer suspensas na atmosfera durante bastante tempo. “A longo prazo, os aerossóis podem subir com correntes ascendentes criadas pelo sistema de ventilação ou por pessoas a movimentarem-se na casa de banho.”

Este estudo sugere ainda que, para evitar o risco de contrair covid-19 num WC público, os indivíduos devem usar máscara, certificarem-se de que lavam as mãos antes de saírem daquele espaço e manter a tampa da sanita fechada.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro, é melhor não descarregar fica mais limpo e é melhor para a saúde! Elimina o risco de contagio da colera e da febre tifoide!!!

RESPONDER

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …