W26, a maior estrela do Universo, está a morrer

European Southern Observatory (ESO) / Wikimedia

W26, a maior estrela do Universo, localizada no aglomerado de Westerlund 1, a apenas 16 mil anos-luz da Terra

W26, a maior estrela do Universo, localizada no aglomerado de Westerlund 1, a apenas 16 mil anos-luz da Terra

Um grupo de astrónomos da Royal Astronomical Society revelou que a W26, a maior estrela conhecida no Universo, está a morrer e irá inevitavelmente explodir como uma supernova.

Esta super-gigante vermelha foi observada pela primeira vez em 1998 e corre agora o risco de se extinguir.

As super-gigantes vermelhas são estrelas cujo tamanho é tão grande que têm uma duração de vida muito curta, de apenas alguns milhões de anos, e a W26 poderá estar no fim do seu tempo de vida.

A W26 encontra-se a apenas 16 mil anos-luz da Terra e tem um raio 1.500 vezes maior do que o nosso Sol. Está localizada em Westerlund 1, o maior aglomerado de estrelas existente na Via Láctea, sendo composta por centenas de milhares de estrelas.

Ao investigarem Westerlund 1, os cientistas encontraram uma enorme nuvem de gás hidrogénio ionizado a envolver a estrela, explica uma nota da Royal Astronomical Society .

Segundo um artigo publicado pelo astrónomo Nicholas Wright (et al), a W26 está a desfazer-se e a perder massa nas suas camadas exteriores.

Os astrónomos pretendem agora acompanhar mais detalhadamente a estrela, com imagens de alta resolução captadas pelo VLT Survey Telescope, de modo a construir um modelo teórico do papel da W26 e de outras supernovas na reciclagem do material interstelar usado na formação de planetas rochosos como a Terra e eventualmente na origem da vida.

Vídeo: comparação do tamanho de planetas e estrelas conhecidas – antes de W26

 

RC

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …