Caraíbas em alerta por erupção de vulcão submarino nas próximas 24 horas

As autoridades caribenhas aumentaram o nível de alerta de amarelo para laranja. O principal constrangimento será imposto à navegação marítima e não há alerta de tsunami.

Um vulcão submarino situado a norte da ilha de Granada pode estar prestes a entrar em erupção. De acordo com um centro de investigação sísmica das Caraíbas, a erupção não levantará qualquer ameaça de tsunami para a região.

As autoridades já garantiram que as comunidades dos Barbados, St. Vicent e Trinidad não serão, de forma alguma, afetadas pela erupção.

O Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais adiantou que a principal ameaça colocada pelo vulcão Kick ‘em Jenny é à navegação marítima, informa o Diário de Notícias.

As autoridades caribenhas e a Organização Nacional de Salvamento Marítimo e Segurança dos Espaços Aquáticos da Venezuela alertaram para uma “área de exclusão/salvaguarda” para a navegação marítima de 5 quilómetros, em virtude da atividade que o vulcão tem vindo a apresentar.

O Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais elevou o nível de alerta de amarelo para laranja, perante um aumento “substancial” da atividade sísmica, prevendo que a erupção possa começar dentro das próximas 24 a 48 horas, como informou o diretor da Universidade das Índias Ocidentais, Richard Robertson.

O diretor da Universidade salienta, no entanto, que “se houver uma erupção suficientemente grande, como uma erupção explosiva, alguns materiais, como fragmentos de lava poderão chegar à costa norte”. Apesar disso, Robertson lembra que a profundidade do vulcão – a 200 metros da superfície – torna esse cenário bastante improvável.

A ONSA recomendou, no entanto, que um “estado de alarme” seja declarado para as circunscrições aquáticas e áreas costeiras do leste da Venezuela, como Pampatar, Puerto Sucre e Carúpano, “em relação à atividade que se pode gerar em caso de erupção“.

O vulcão está situado cerca de 200 metros abaixo da superfície. O Kick ‘em Jenny já teve pelo menos uma dúzia de erupções desde os anos 1930, mas não causou mortos ou feridos que sejam conhecidos.

A mais violenta erupção deste vulcão aconteceu em 1939 quando o Kick ‘em Jenny lançou uma coluna de gases e cinza 275 metros acima da superfície, gerando uma série de tsunamis com ondas de até 2 metros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …