/

Caraíbas em alerta por erupção de vulcão submarino nas próximas 24 horas

As autoridades caribenhas aumentaram o nível de alerta de amarelo para laranja. O principal constrangimento será imposto à navegação marítima e não há alerta de tsunami.

Um vulcão submarino situado a norte da ilha de Granada pode estar prestes a entrar em erupção. De acordo com um centro de investigação sísmica das Caraíbas, a erupção não levantará qualquer ameaça de tsunami para a região.

As autoridades já garantiram que as comunidades dos Barbados, St. Vicent e Trinidad não serão, de forma alguma, afetadas pela erupção.

O Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais adiantou que a principal ameaça colocada pelo vulcão Kick ‘em Jenny é à navegação marítima, informa o Diário de Notícias.

As autoridades caribenhas e a Organização Nacional de Salvamento Marítimo e Segurança dos Espaços Aquáticos da Venezuela alertaram para uma “área de exclusão/salvaguarda” para a navegação marítima de 5 quilómetros, em virtude da atividade que o vulcão tem vindo a apresentar.

O Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais elevou o nível de alerta de amarelo para laranja, perante um aumento “substancial” da atividade sísmica, prevendo que a erupção possa começar dentro das próximas 24 a 48 horas, como informou o diretor da Universidade das Índias Ocidentais, Richard Robertson.

O diretor da Universidade salienta, no entanto, que “se houver uma erupção suficientemente grande, como uma erupção explosiva, alguns materiais, como fragmentos de lava poderão chegar à costa norte”. Apesar disso, Robertson lembra que a profundidade do vulcão – a 200 metros da superfície – torna esse cenário bastante improvável.

A ONSA recomendou, no entanto, que um “estado de alarme” seja declarado para as circunscrições aquáticas e áreas costeiras do leste da Venezuela, como Pampatar, Puerto Sucre e Carúpano, “em relação à atividade que se pode gerar em caso de erupção“.

O vulcão está situado cerca de 200 metros abaixo da superfície. O Kick ‘em Jenny já teve pelo menos uma dúzia de erupções desde os anos 1930, mas não causou mortos ou feridos que sejam conhecidos.

A mais violenta erupção deste vulcão aconteceu em 1939 quando o Kick ‘em Jenny lançou uma coluna de gases e cinza 275 metros acima da superfície, gerando uma série de tsunamis com ondas de até 2 metros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.