O vulcão “Garganta de Fogo” do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial.

A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa deformação no flanco ocidental do que também é conhecido como “o gigante preto” e cujo nome indígena é traduzido como “garganta de fogo”.

“Usando dados de satélite, observamos uma deformação muito rápida do flanco oeste do Tungurahua, que, segundo a nossa investigação, é causada por desequilíbrios entre o suprimento e a erupção do magma”, explicou James Hickey, da Escola de Mineração Camborne, no Reino Unido, em comunicado.

De acordo com o estudo que será publicado em março na revista científica Earth & Planetary Science Letters, a força motriz por trás dessa deformação pode levar a um risco aumentado de colapso do flanco, um processo que pode causar um grande deslizamento de terra e causar danos significativos à área local circundante, segundo alertaram os cientistas, que recomendam monitorizar de perto o vulcão para detetar possíveis sinais que apontem para um colapso potencial.

O Tungurahua tem uma longa história de colapso de flanco e está ativo desde 1999. Nesse ano, a atividade do “gigante preto” levou à evacuação de 25 mil pessoas de comunidades próximas.

De acordo com o ScienceAlert, o vulcão Tungurahua está na sua terceira vida, tendo já passado por dois colapsos estruturais provocados por erupções. O “primeiro Tungurahua” entrou em colapso no final do Pleistoceno. Durante milhares de anos, o vulcão reconstruiu-se lentamente dentro dos restos da sua caldeira original.

Há cerca de 3.000 anos, voltou a entrar em erupção, provocando um colapso parcial do flanco oeste. Pensa-se que o colapso há 3.000 anos desencadeou uma avalanche de detritos que arruinou uma área de cerca de 80 quilómetros quadrados.

De acordo com o modelo de Hickey, a deformação significativa da superfície no flanco oeste de Tungurahua, com uma elevação temporária de cerca de 3,5 centímetros, resultante de atividade vulcânica recente, sugere que um colapso pode voltar a acontecer se o stresse não diminuir.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …