/

Vladimir Putin rejeita ultimatos

(dr) Gabinete Presidencial de Imprensa e Informação da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O governo alemão afirmou hoje que ainda não está confirmada a cimeira de paz sobre a Ucrânia anunciada para quarta-feira em Minsk, enquanto em Moscovo, um porta-voz do presidente russo Vladimir Putin rejeitou qualquer ultimato.

“Ninguém nunca falou nem pode falar com o presidente num tom de ultimato, por muito que o queira”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, comentando notícias da imprensa norte-americana segundo as quais a Alemanha ameaçou Moscovo com novas sanções se não aceitar um plano de paz para a Ucrânia até quarta-feira.

Sensivelmente à mesma hora, em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmava à imprensa que a cimeira de paz anunciada durante o fim de semana para quarta-feira em Minsk “ainda não é certa”, dado haver muito trabalho a fazer para que um acordo seja possível.

“Esperamos que os pontos em aberto possam ser fechados, mas tenho de repetir, ainda não é certo”, disse Steinmeier sobre a cimeira entre dirigentes da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia.

“Estamos a trabalhar com a máxima energia, mas ainda temos um duro trabalho pela frente“, disse o ministro alemão, que falava à entrada para uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) consagrada ao conflito ucraniano.

Depois das reuniões que dos últimos dias da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, François Hollande, com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, por um lado, e o presidente russo, por outro, Merkel deverá informar hoje o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o andamento das negociações.

Progressos significativos dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia provocaram uma escalada no conflito que levou responsáveis norte-americanos a abordarem a possibilidade de fornecer armas às forças ucranianas.

Moscovo reagiu a uma tal possibilidade afirmando que ela faria “um dano colossal” às relações com Washington e, segundo fontes do governo alemão citadas pela imprensa, Merkel opõe-se frontalmente a qualquer entrega de armas.

Após cinco horas de reunião entre Merkel, Hollande e Putin, na sexta-feira em Moscovo, a presidência russa informou que houve acordo para a elaboração de um plano de paz comum.

Segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal, nessa reunião, Angela Merkel ameaçou Putin com novas sanções económicas se recusar a proposta franco-alemã para pôr fim ao conflito.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.