Vivemos num holograma? Uma teoria com 25 anos e muitos adeptos

Um universo holográfico pode parecer ficção científica, mas é uma hipótese que tem cativado os físicos há décadas.

A ideia foi proposta pela primeira vez por Juan Maldacena em 1997, e sugere que o Universo é um holograma que projeta a ilusão de espaço tridimensional a partir de uma superfície bidimensional.

Embora esta teoria continue por provar, tornou-se uma das descobertas mais importantes das últimas décadas, uma vez que pode oferecer uma solução para a tão procurada unificação da física quântica e da relatividade geral.

O princípio holográfico tem ajudado a dar sentido a muitos problemas difíceis da física de partículas e dos buracos negros. Por exemplo, Stephen Hawking e Jacob Bekenstein estavam a tentar compreender o papel que a mecânica quântica desempenha nos buracos negros, onde o espaço-tempo é tão deformado e a gravidade é tão forte que nada pode escapar à sua atração.

Descobriram que a informação contida num buraco negro depende da área do seu horizonte de eventos e não do volume que este engloba. Isto significa que, de alguma forma, toda a informação de uma região tridimensional do Espaço poderia caber no limite bidimensional à sua volta.

O trabalho de Maldacena tornou-se, desde então, um dos trabalhos mais estudados e citados da física teórica. O princípio holográfico sugere que tudo o que vemos no Universo pode ser uma projeção de uma realidade bidimensional que existe no limite do espaço-tempo.

Se isto for verdade, significaria que o Universo em que vivemos não é o que parece, e que as leis da física que observamos são apenas uma aproximação de uma realidade mais fundamental.

Apesar das diferenças entre o Universo teórico de Maldacena e o que observamos, a sua ideia captou a imaginação tanto dos teóricos da teoria de cordas como das pessoas que trabalham com a relatividade geral.

O princípio holográfico pode ser a chave para desvendar os mistérios da gravidade quântica, que há muito ilude os físicos. Ao sugerir que o Universo é um holograma, o trabalho de Maldacena abriu novas vias de investigação e desafiou os físicos a pensar sobre a natureza da realidade de formas novas e emocionantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.