Falsa-viúva-negra devora e mumifica lagarto nativo da Irlanda

sankax / Flickr

Falsa-viúva-negra

Pela primeira vez, uma falsa-viúva-negra foi apanhada a devorar um lagarto na Irlanda – especificamente, um exemplar do único lagarto nativo da ilha.

Um cidadão irlandês encontrou uma falsa-viúva-negra (Steatoda nobilis), ao lado de um pequeno lagarto morto no jardim de casa, em Dublin, na Irlanda. No país, o Zootoca vivipara, conhecido como lagarto comum, é uma espécie protegida.

O animal estava parcialmente envolvido na seda lançada pela aranha, que aparentemente estava a alimentar-se do réptil. Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda, o lagarto ficou “completamente mumificado“.

“O que observamos é que o lagarto estava completamente ‘embrulhado’, da mesma forma que uma aranha envolveria a sua presa”, explicou em declarações à BBC.

“O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não restava nada do réptil, exceto pele e osso. A aranha devorou apenas a carne”. Explicando que a falsa-viúva-negra se alimentou do lagarto pelo pescoço: “As aranhas mordem as suas presas na área do, pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central“, sustentou.

A digestão da aranha é extra corpórea, ou seja, acontece fora do seu corpo. “É bem repulsivo, mas é muito interessante”, aponta o zoólogo.

“Primeiro a aranha utiliza o colmilho – uma espécie de garra – para injetar o veneno da presa. Depois, perfura a pele da vítima, lançando enzima digestivas no seu corpo. Com estas enzimas, todo os órgãos da presa se transformam numa espécie de caldo, que a aranha acaba por sugar”.

“E foi assim que o lagarto ficou completamente mumificado”, concluiu.

Falsa-viúva-negra chegou à Irlanda há 20 anos

De acordo com Dugon, a falsa-viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há cerca de 20 anos e quase passou despercebida. Este fenómeno de “mumificação” foi registado em maio de 2017, mas só agora o estudo foi publicado na Biology and Environment Journal.

Por norma, são os lagartos que se alimentam de aranhas e, por isso, este acontecimento já é insólito por si só. “É a primeira vez que registamos um aracnídeo a alimentar-se de um animal vertebrado na Irlanda”, afirmou Dugon.

“É um excelente exemplo de como uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar durante 20 anos, e, quando começamos a notá-la, provavelmente já é tarde demais.”

De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as falsas-viúvas-negras chegaram à Inglaterra em 1870. Estas são as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registadas mortes no Reino Unido recorrentes da sua picada.

Estas aranhas alimentam-se de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas. A espécie prefere lugares quentes e escuros.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Matteo Salvini considera que pode ser candidato à Comissão Europeia

Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana disse que deveria ser candidato à presidência da Comissão Europeia caso se verifique a vitória de "uma coligação soberanista" nas próximas eleições europeias. “É verdade. Amigos de diferentes países europeus …

Ryanair revela vídeo. Fotografia de tripulantes a dormir no chão foi encenada

Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com …

Jornalista saudita. Arábia transferiu 100 milhões para os Estados Unidos

A Arábia Saudita transferiu 100 milhões de dólares para os EUA nesta terça-feira, no mesmo dia em que o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo chegou à capital Riade para discutir os contornos da morte …

Benfica contratou russos para investigar e-mails

O Benfica contratou uma empresa de cibersegurança e um escritório de advogados russos para identificar os responsáveis das empresas onde estão alojados os e-mails confidenciais divulgados pelos blogues anónimos. De acordo com a página de jornal …

Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o "empurrou" para a saída, avança o Observador. Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco …

Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, …

Governo muda as regras do jogo. Reforma antecipada só para quem aos 60 tem 40 anos de descontos

O Governo quer limitar, a partir de outubro do próximo ano, o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social antes dos 20 anos. O Governo vai alterar o regime …

Vistos Gold representam um "sério risco de segurança" para a União Europeia

A comissária europeia da Justiça, Vera Jourova, criticou esta terça-feira os Estados-membros que têm a prática de atribuir 'vistos gold' a cidadãos extracomunitários ricos, instando-os a assegurar que a cidadania europeia não é concedida a …

Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros …

Governo quer substituir manuais gratuitos depois de três utilizações

Os manuais escolares gratuitos, que no próximo ano serão distribuídos a um 1,2 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, deverão ser utilizados três vezes e depois substituídos por novos, afirmou o secretário de …