/

Falsa-viúva-negra devora e mumifica lagarto nativo da Irlanda

sankax / Flickr

Falsa-viúva-negra

Pela primeira vez, uma falsa-viúva-negra foi apanhada a devorar um lagarto na Irlanda – especificamente, um exemplar do único lagarto nativo da ilha.

Um cidadão irlandês encontrou uma falsa-viúva-negra (Steatoda nobilis), ao lado de um pequeno lagarto morto no jardim de casa, em Dublin, na Irlanda. No país, o Zootoca vivipara, conhecido como lagarto comum, é uma espécie protegida.

O animal estava parcialmente envolvido na seda lançada pela aranha, que aparentemente estava a alimentar-se do réptil. Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda, o lagarto ficou “completamente mumificado“.

“O que observamos é que o lagarto estava completamente ‘embrulhado’, da mesma forma que uma aranha envolveria a sua presa”, explicou em declarações à BBC.

“O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não restava nada do réptil, exceto pele e osso. A aranha devorou apenas a carne”. Explicando que a falsa-viúva-negra se alimentou do lagarto pelo pescoço: “As aranhas mordem as suas presas na área do, pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central“, sustentou.

A digestão da aranha é extra corpórea, ou seja, acontece fora do seu corpo. “É bem repulsivo, mas é muito interessante”, aponta o zoólogo.

“Primeiro a aranha utiliza o colmilho – uma espécie de garra – para injetar o veneno da presa. Depois, perfura a pele da vítima, lançando enzima digestivas no seu corpo. Com estas enzimas, todo os órgãos da presa se transformam numa espécie de caldo, que a aranha acaba por sugar”.

“E foi assim que o lagarto ficou completamente mumificado”, concluiu.

Falsa-viúva-negra chegou à Irlanda há 20 anos

De acordo com Dugon, a falsa-viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há cerca de 20 anos e quase passou despercebida. Este fenómeno de “mumificação” foi registado em maio de 2017, mas só agora o estudo foi publicado na Biology and Environment Journal.

Por norma, são os lagartos que se alimentam de aranhas e, por isso, este acontecimento já é insólito por si só. “É a primeira vez que registamos um aracnídeo a alimentar-se de um animal vertebrado na Irlanda”, afirmou Dugon.

“É um excelente exemplo de como uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar durante 20 anos, e, quando começamos a notá-la, provavelmente já é tarde demais.”

De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as falsas-viúvas-negras chegaram à Inglaterra em 1870. Estas são as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registadas mortes no Reino Unido recorrentes da sua picada.

Estas aranhas alimentam-se de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas. A espécie prefere lugares quentes e escuros.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.