Viúva de Robin Williams explica o que levou o ator a suicidar-se

Touchstone Pictures

-

Mais de um ano depois da sua morte, a esposa de Robin Williams decidiu finalmente esclarecer os motivos que levaram o ator norte-americano a suicidar-se.

Em entrevista ao canal ABC News e à revista People durante esta semana, Susan Schneider, a viúva do ator norte-americano, quis pôr os pontos nos is sobre o verdadeiro motivo que levou o marido a suicidar-se em agosto do ano passado.

O ator sofria de Demência de Corpos de Lewy, uma doença neurodegenerativa tão semelhante ao Alzheimer e ao Parkinson que muitas vezes é difícil de ser distinguida.

Ao contrário do que se supôs na altura da sua morte – que Robin Williams estava a tentar ultrapassar uma depressão ou a lidar com o início da doença de Parkinson – a mulher do ator foi bem clara.

“Não foi a depressão que o matou. A depressão foi um dos 50 sintomas que tinha e era um dos pequenos”, afirmou Susan, acrescentando que a paranoia e a ansiedade eram outros dos sintomas causados pela doença.

Naquela que foi a sua primeira entrevista depois deste episódio que chocou o mundo, Susan disse não culpar o marido pela sua decisão, revelando que provavelmente o ator, que durante toda a sua vida fez rir os outros, só teria mais três anos de vida.

“Se tivesse sorte, Robin teria provavelmente mais três anos de vida. E seriam anos muito duros”, confirmou a viúva, citada pela Yahoo.

Na altura, as autoridades confirmaram que o ator morreu por asfixia, depois de ter sido encontrado morto “com um cinto no seu pescoço e com a outra extremidade presa entre a porta do armário e a porta da divisão”.

Susan diz que a maior lição que retira dos anos que viveu com o marido é que as pessoas não devem ter tanto medo das coisas.

“Tenho de lhe dizer isto: Perdoo-te 50 biliões por cento, do fundo do meu coração. Tu és o homem mais corajoso que eu já conheci”, disse Susan, lavada em lágrimas, no programa Good Morning America.

Susan e Robin estavam juntos há sete anos e eram casados há três. A viúva espera que o desfecho do marido seja uma forma de alertar para a gravidade da doença.

O ator ficou imortalizado pelos seus papéis em filmes como “Clube dos Poetas Mortos” e “Bom Dia Vietname”. Foi Popeye, foi Peter Pan, e recebeu um Óscar de Melhor Ator Secundário, em 1997, pelo seu papel em “O Bom Rebelde”, filme no qual contracenou com Matt Damon.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …