Vitória 2-2 Benfica | Águias empatam em Setúbal e caem da Taça da Liga

Miguel A. Lopes / Lusa

Vitória de Setúbal e Benfica empataram hoje, 2-2, na terceira jornada do grupo B da terceira fase da Taça da Liga, desfecho que marcou o adeus das ‘águias’ à competição.

A equipa treinada por Bruno Lage, que teve Raul de Tomás (49 minutos) e Jota (73) como marcadores dos seus golos, permitiu que os sadinos repusessem a igualdade a dois golos, graças a um bis de Guedes (83 e 90+2), avançado que entrou aos 79 minutos.

Com este desfecho, o Benfica terminou na segunda posição (com três pontos), atrás do Vitória de Guimarães que se apurou para a ‘final four’ no primeiro posto (sete pontos), após vencer o Sporting da Covilhã (3-0) no outro jogo do grupo.

As ‘águias’ instalaram-se cedo no meio-campo dos setubalenses, mas o primeiro lance de sobressalto aconteceu junto da área do Benfica. Aos 10 minutos, Berto teve uma arrancada no lado direito e ramatou cruzado à malha lateral da baliza de Zlobin.

Aos 19 minutos, os comandados de Bruno Lage, que estreou o jovem defesa brasileiro Morato na equipa principal, responderam num livre direto de Gedson, que levou a bola a passar próximo do poste direito da baliza defendida pelo georgiano Makaridze.

Sem nada a perder no jogo, o Vitória de Setúbal jogou sem qualquer pressão e conseguiu acercar-se de novo da baliza benfiquista, aos 36 minutos, quando Mansilla ganhou em velocidade a Jardel e cruzou com perigo para Hachadi que chegou atrasado à solicitação.

Volvido um minuto, os sadinos perderam Berto, avançado que corria sozinho e se lesionou na coxa esquerda, acabando por ser substituído por Zequinha. Até ao intervalo, nenhuma das equipas, depois de uma primeira parte pouco interessante, conseguiu evitar que se registasse o nulo no marcador.

No segundo tempo, o Benfica entrou da melhor forma possível, aproveitando um erro clamoroso de Carlinhos. Decorriam 49 minutos quando o brasileiro dos sadinos ‘assistiu’ de forma involuntária Raul de Tomás, que não teve dificuldades em rematar para o 1-0 do Benfica.

Com o domínio do jogo e a vencer 1-0, sabendo que se registava um empate (0-0) em Guimarães nesse preciso momento, os benfiquistas lançaram em campo Chiquinho (substituiu Caio, aos 63 minutos) com o objetivo de dar profundidade ao ataque.

O Benfica ficou muito perto de ampliar a vantagem quando, aos 70 minutos, Seferovic se antecipou a Bruno Pirri e acertou no poste direito. Foi o pronúncio para o 2-0 que aconteceu volvidos três minutos por Jota, que desferiu um remate colocado sem hipóteses de defesa.

Quatro minutos depois de ter rendido Hachadi no ataque, o veterano Guedes marcou de cabeça, aos 83, para o Vitória de Setúbal, num lance em que o guarda-redes Zlobin ficou ‘mal na fotografia’, ao não conseguir intercetar um cruzamento de Mansilla.

Quando o triunfo encarnado parecia certo, Guedes, em remate acrobático espetacular, aos 90+2 minutos, sem hipóteses de defesa para o guardião cpontrário, fez o 2-2 final, que marcou o adeus de ambos os conjuntos à Taça da Liga.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …