/

Vítimas de burla de criptomoedas perderam mais de mil milhões de dólares

As fraudes nas criptomoedas atingiram 46 mil pessoas desde o início de 2021, levando a um desvio de mais de mil milhões de dólares, revela um relatório da Federal Trade Commission (FTC), o organismo norte-americano responsável por regular as práticas comerciais.

A FTC, citada esta segunda-feira pela CNN, alertou que a perda média individual foi de 2600 dólares (cerca de 2400 euros), tendo a Bitcoin sido utilizada em 70% dessas transações, seguida da Tether e da Ether. A maior parte das vítimas é de uma faixa etária mais jovem, com idades entre os 25 e os 40 anos.

Os golpes com criptomoedas são cada vez mais comuns, tendo aumentado 60 vezes desde 2018. Quase metade das vítimas de golpe no ano de 2021 indicaram que foram atraídas por uma publicação online ou por mensagens nas redes sociais. Mais de 50% dessas publicações foram vistas no Facebook ou no Instagram.

“As histórias que as pessoas compartilham sobre esses golpes descrevem uma tempestade perfeita: falsas promessas de dinheiro fácil, combinadas com um conhecimento e experiência limitado sobre criptomoedas”, apontou o relatório da FTC.

Em fevereiro, o fundador da BitConnect foi indiciado por um alegado esquema que envolvia 2,4 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) em criptomoeda. Em maio foi a vez do CEO da Mining Capital Coin, num suposto esquema de fraude no valor de 62 milhões de dólares (cerca de 58 milhões de euros).

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.