/

Vitamina C injetável pode ajudar no tratamento contra o cancro

1

ivanmarkchang / Flickr

-

Altas doses de vitamina C podem aumentar a eficácia dos tratamentos de quimioterapia em pacientes com cancro, indicam investigadores Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

O estudo, divulgado na publicação científica Science Translational Medicine, afirma que doses injectáveis de vitamina C podem ser um coadjuvante eficiente, seguro e barato no tratamento de mulheres com tumor nos ovários, refere a BBC.

Na década de 70, o químico Linus Pauling defendeu que a administração intravenosa de vitamina C poderia ser eficiente contra o cancro.

No entanto, testes clínicos que usaram a vitamina ingerida oralmente falharam em replicar o mesmo efeito e as pesquisas foram abandonadas.

Hoje sabe-se que o corpo humano expele rapidamente a vitamina C quando ingerida pela boca.

Na pesquisa, os especialistas injectaram vitamina C em células cancerígenas do ovário em laboratório. Repetiram igualmente a experiência em camundongos e em 22 pacientes com cancro do ovário.

Nesse estudo observaram que as células cancerígenas que receberam vitamina C em laboratório reagiram à substância, enquanto as células normais não foram afectadas.

Nos camundongos, a vitamina C reduziu o crescimento do tumor e os pacientes com cancro que receberam injecções com a substância disseram ter sofrido menos nos efeitos colaterais da quimioterapia.

Sem patente

A pesquisadora Jeanne Drisko disse que há um interesse crescente entre oncologistas de testar o poder da vitamina C no tratamento contra o cancro.

“Pacientes estão à procura de opções eficientes e mais baratas de melhorar os efeitos do tratamento”, disse ela à BBC News.

“E a vitamina C intravenosa tem esse potencial, como indica a nossa pesquisa científica e os resultados dos primeiros testes”.

Um possível obstáculo ao avanço das pesquisas é falta de disposição das empresas farmacêuticas em financiar testes, porque não há forma de patentear a vitamina C – um produto natural.

“Como a vitamina C não tem potencial para patente, o seu desenvolvimento não deverá ser apoiado pelas farmacêuticas”, disse o pesquisador Qi Chen.

“Mas acho que chegou a hora de as agências de pesquisa apoiarem de forma vigorosa os testes clínicos com essa vitamina”.

A médica Kat Arney, da instituição Cancer Research UK, disse que há uma longa história de pesquisas sobre os efeitos da vitamina C sobre o tratamento contra o cancro.

“É difícil dizer com uma pesquisa tão pequena (com apenas 22 pacientes) se altas doses da vitamina podem aumentar os índices de sobreviência ao cancro. Mas já é interessante o facto de que diminuíram os efeitos colaterias da quimioterapia”.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.