Cientistas encontraram um vírus que protege o seu hospedeiro (dependendo do clima)

O vírus do mosaico do nabo, que geralmente prejudica plantas da família do repolho, também beneficia os seus hospedeiros em tempos de crise.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores descobriram que, durante os períodos de seca, o vírus do mosaico do nabo pode mesmo dar uma ajuda, alterando o relógio circadiano do seu hospedeiro para que este perca menos água.

No estudo, publicado este mês na revista científica PNAS, quando a erva daninha Arabidopsis thaliana foi infetada com uma variante específica do vírus, a equipa descobriu que a planta tinha 25% mais probabilidade de sobreviver ao stress hídrico subsequente. E tudo parece depender do clima.

“Em condições normais, o vírus mostra a sua visão clássica enquanto patógeno, matando plantas que têm água. No entanto, as plantas infetadas que foram submetidas a condições de stress devido à seca continuaram vivas”, explica o virologista Santiago Elena, presidente do Instituto de Biologia Integrativa de Sistemas (I2SysBio), localizado em Espanha, e um dos autores do estudo.

Para descobrir qual foi o responsável por estas mudanças, a equipa infetou plantas saudáveis com variantes do vírus que haviam evoluído em condições semelhantes às da seca ou crescido sob chuvas normais. De seguida, as plantas foram regadas normalmente ou submetidas a uma escassez de água.

As variantes do vírus que evoluíram em condições normais continuaram a causar doenças nas plantas, enquanto que as variantes que evoluíram em condições semelhantes às da seca mostraram mais misericórdia, mesmo quando os seus hospedeiros continuaram a ser bem regados.

Estas descobertas sugerem que os vírus evoluídos durante a seca estão, de alguma forma, a causar mudanças na transcrição dos genes dos seus hospedeiros para os ajudar a sobreviver melhor. Na verdade, os autores descobriram que as plantas infetadas com estas variantes apresentavam alterações genéticas ligadas ao relógio circadiano, que podem influenciar o uso de água pela planta.

“Já tinha sido observado antes que um vírus pode conferir tolerância à seca ao seu hospedeiro”, escreveram os cientistas, “mas, até onde sabemos, esta é a primeira vez que se explorou como é que o stress abiótico molda a evolução de uma interação hospedeiro-vírus”.

Segundo os investigadores, o mecanismo usado pelos vírus para induzir a tolerância à seca provavelmente não é universal e também deverá diferir dentro das espécies. Porém, se a ciência conseguir descobrir como transformar estes patógenos em parceiros, isso poderá ajudar a preparar as plantas para os períodos de seca que se avizinham, em grande parte devido às alterações climáticas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …