Cientistas encontraram um vírus que protege o seu hospedeiro (dependendo do clima)

O vírus do mosaico do nabo, que geralmente prejudica plantas da família do repolho, também beneficia os seus hospedeiros em tempos de crise.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores descobriram que, durante os períodos de seca, o vírus do mosaico do nabo pode mesmo dar uma ajuda, alterando o relógio circadiano do seu hospedeiro para que este perca menos água.

No estudo, publicado este mês na revista científica PNAS, quando a erva daninha Arabidopsis thaliana foi infetada com uma variante específica do vírus, a equipa descobriu que a planta tinha 25% mais probabilidade de sobreviver ao stress hídrico subsequente. E tudo parece depender do clima.

“Em condições normais, o vírus mostra a sua visão clássica enquanto patógeno, matando plantas que têm água. No entanto, as plantas infetadas que foram submetidas a condições de stress devido à seca continuaram vivas”, explica o virologista Santiago Elena, presidente do Instituto de Biologia Integrativa de Sistemas (I2SysBio), localizado em Espanha, e um dos autores do estudo.

Para descobrir qual foi o responsável por estas mudanças, a equipa infetou plantas saudáveis com variantes do vírus que haviam evoluído em condições semelhantes às da seca ou crescido sob chuvas normais. De seguida, as plantas foram regadas normalmente ou submetidas a uma escassez de água.

As variantes do vírus que evoluíram em condições normais continuaram a causar doenças nas plantas, enquanto que as variantes que evoluíram em condições semelhantes às da seca mostraram mais misericórdia, mesmo quando os seus hospedeiros continuaram a ser bem regados.

Estas descobertas sugerem que os vírus evoluídos durante a seca estão, de alguma forma, a causar mudanças na transcrição dos genes dos seus hospedeiros para os ajudar a sobreviver melhor. Na verdade, os autores descobriram que as plantas infetadas com estas variantes apresentavam alterações genéticas ligadas ao relógio circadiano, que podem influenciar o uso de água pela planta.

“Já tinha sido observado antes que um vírus pode conferir tolerância à seca ao seu hospedeiro”, escreveram os cientistas, “mas, até onde sabemos, esta é a primeira vez que se explorou como é que o stress abiótico molda a evolução de uma interação hospedeiro-vírus”.

Segundo os investigadores, o mecanismo usado pelos vírus para induzir a tolerância à seca provavelmente não é universal e também deverá diferir dentro das espécies. Porém, se a ciência conseguir descobrir como transformar estes patógenos em parceiros, isso poderá ajudar a preparar as plantas para os períodos de seca que se avizinham, em grande parte devido às alterações climáticas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …

Governo quer que progressões na Função Pública passem a ser anuais

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu propor aos sindicatos um alongamento da tabela remuneratória da função pública e criar progressões anuais. Em entrevista ao Diário de Notícias e Dinheiro …

Há 100 dias, a direita tombou os 24 anos de poder socialista açoriano. OE2021 é a prova de fogo

Há 100 dias, deu-se uma das maiores reviravoltas da política açoriana: José Manuel Bolieiro foi empossado presidente, o PS superou o PSD no sufrágio mas a maioria de direita no Parlamento uniu forças para pôr …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

As mulheres na corrida a Marte (uma é portuguesa e sonha caminhar no Planeta Vermelho)

A chegada do veículo Perseverance da NASA a Marte teve dedo de várias mulheres, umas das quais a portuguesa Florbela Costa, Engenheira Aeronáutica do grupo suíço Maxon que falou com o ZAP sobre a sua …

"Truque" nas nomeações para altos cargos no Estado favorece PS

Em 165 concursos públicos para altos cargos, 129 deles são ocupados por dirigentes que tinham sido nomeados antes em regime de substituição. O Governo está a fazer nomeações para os cargos de topo no Estado …

Moratórias terminam no final do mês, mas banca afasta catástrofe

As moratórias privadas para crédito à habitação terminam já no próximo dia 31 de março e não está previsto o seu prolongamento. O ECO realça que as moratórias que vão terminar no final do mês representam …

Governo compra 139 mil computadores fornecidos pela empresa do Magalhães

Depois de ter lançado o Magalhães, que foi distribuído aos alunos do 1.º ciclo pelo Governo de José Sócrates, a JP Sá Couto vai voltar a fornecer computadores ao Estado. De acordo com o Correio da …