Descobertos vírus com 15.000 anos nas “entranhas” de um glaciar do Tibete

Uma equipa de cientistas, liderada pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu 28 novos grupos de vírus totalmente desconhecidos no glaciar Guliya, a nordeste do Tibete, na China, revelou um novo estudo.

Os vírus encontrados têm cerca de 15.000 anos, tal como frisa o portal Live Science.

Tendo em conta que muitos dos glaciares de todo o mundo estão derreter rapidamente devido às alterações climáticas, a equipa concluiu que uma série de micróbios e vírus presos e preservados durante milhares de anos poderiam agora ser expostos.

Na pior das hipóteses, alertam os cientistas, “este derretimento pode libertar patogénicos para o meio ambiente”. Neste sentido, as atuais condições podem levar à perda de arquivos microbianos e virais que podem ser utilizados para recolher informações sobre os eras climáticos da Terra antiga.

Para encontrar os novos vírus, os cientistas perfuraram 50 metros no glaciar para obter dois núcleos de gelo. A análise leva a cabo revelou 33 grupos de vírus, 28 dos quais totalmente desconhecidos para a Ciência moderna.

“Estamos muito longe de ter amostras toda a diversidade de vírus existente na Terra, disse Chantal Abergel, investigadora de virologia do Centro Nacional de Investigação Científica de França, que não participou no estudo, citada pela revista Vice.

Os resultados da investigação foram no início deste mês publicados na revista BioRxiv.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …