Há uma Virgem Maria e um menino Jesus escondidos num quadro de Botticelli

(dr) Sotheby's

Man of Sorrows (“Homem de Dores”), pintura de Sandro Botticelli

Man of Sorrows (“Homem de Dores”), pintura de Sandro Botticelli

Man of Sorrows, uma pintura de Sandro Botticelli, deverá ser leiloada no dia 27 de janeiro pela Sotheby’s. Uma análise técnica realizada recentemente pela casa de leilões revelou uma descoberta inesperada: a figura da Virgem Maria com o menino Jesus escondida sob as camadas de tinta.

O quadro Man of Sorrows (“Homem de Dores”) de Sandro Botticelli, avaliado em 40 milhões Há, revelou uma imagens escondida sob as camadas de tinta: a figura da Virgem Maria com o menino Jesus-

Chris Apostle, diretor do departamento Old Master da Sotheby’s, acredita que se trata de uma composição abandonada de uma representação derivada da cultura grega da Virgem Maria, na qual surge a embalar o menino Jesus com o rosto da criança junto ao dela.

(dr) Sotheby's

Ainda é necessário desenvolver mais estudos, uma vez que a obra esteve em propriedades privadas desde o século XIX.

Ainda assim, segundo revelou à CNN, os traços faciais – principalmente o nariz, os olhos e a boca, que ele identifica como pertencentes ao menino Jesus – são muito visíveis na imagem infravermelha, se girada para baixo.

A cabeça da criança ocupa um espaço abaixo do peito de Man of Sorrows, enquanto o que parece ser um olho e uma sobrancelha, pertencentes a uma cabeça feminina, podem ser observados na área próxima à mão direita.

A imagem revelada apresenta linhas mais grossas do que outras, o que sugere que podem ter sido traçadas a partir de um desenho padrão e, posteriormente, passadas por cima com um pigmento líquido.

No entanto, a cabeça do menino de Jesus é “única”, não existindo nada igual assinado por Botticelli anteriormente, afirmou Apostle.

Como as telas eram um produto valioso na época renascentista, os artistas “não queriam apenas deitá-las fora“. Isso pode explicar o facto de Botticelli ter virado a tela ao contrário e composto uma nova pintura.

A análise técnica realizada pela Sotheby’s revela ainda que as camadas de tinta estão em “muito bom estado”, embora desgastadas nas bordas, e que há evidências de que o pintor renascentista fez alguns ajustes, alterando, por exemplo, o comprimento do cabelo do menino Jesus, as sobrancelhas e o queixo.

Em termos da técnica pictórica, Botticelli misturou têmpera e óleo. “É muito difícil, sem fazer amostras, dizer qual é o meio de ligação, mas a técnica parece bastante consistente com o que eu esperaria ver”, disse Apostle.

“Temos tecnologia XRF para que possamos observar, por exemplo, o elemento cádmio, e temos um mapa de chumbo, que mostra onde se encontram os preenchimentos e as perdas. Os pigmentos incluem crómio, titânio, etc. – todos os pigmentos que se esperaria ver”, completou.

Quanto à assimetria presente no quadro, o especialista referiu que contrasta com o quadro Salvator Mundi de Leonardo da Vinci, onde Jesus é representado de forma simétrica. “Para mim, acho que Jesus está um pouco fora do centro. Botticelli inclinou ligeiramente a cabeça dele, o que é mais humano“, detalhou.

A casa de leilões Sotheby’s, em Nova Iorque, vai colocar o quadro à venda no dia 27 de janeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.