Viper é o novo rover da NASA que vai procurar água na Lua

A NASA escolheu a Astrobotic para a construção do rover explorador com o qual planeia procurar água no pólo sul da Lua no final de 2023.

Chamado VIPER, este veículo robótico vai ajudar a pavimentar o caminho para missões de astronautas na superfície lunar a partir de 2024 e vai aproximar a NASA do desenvolvimento de uma presença sustentável a longo prazo na Lua como parte do programa Artemis.

O voo do VIPER para a Lua faz parte da iniciativa Commercial Lunar Charging Services (CLCS) da NASA, que aproveita as capacidades dos parceiros da indústria para fornecer rapidamente instrumentos científicos e demonstrações tecnológicas à Lua.

Como parte do contrato, que totaliza 199,5 milhões de dólares, a Astrobotic é responsável pelos serviços para a entrega do VIPER, incluindo a integração com o seu módulo de aterragem Griffin, o seu lançamento da Terra e o seu desembarque na Lua.

Durante a sua missão de 100 dias terrestres, o rover VIPER, com aproximadamente 453 quilogramas, viajará vários quilómetros e usará os seus quatro instrumentos científicos para colher amostras de vários ambientes do solo.

Versões dos seus três instrumentos de busca de água voarão para a Lua em entregas anteriores de embarcações CLPS em 2021 e 2022 para ajudar a testar o seu desempenho na superfície lunar antes da missão VIPER.

“O CLPS é uma forma totalmente criativa de avançar na exploração lunar”, disse o administrador científico da NASA, Thomas Zurbuchen, em comunicado. “Estamos a fazer algo que nunca foi feito antes: testar instrumentos na Lua à medida que o veículo espacial se desenvolve. O VIPER e as muitas cargas úteis que enviaremos para a superfície lunar nos próximos anos ajudar-nos-ão a perceber o vasto potencial científico da Lua”.

O VIPER vai colher dados, incluindo a localização e concentração de gelo, que serão usados ​​para criar os primeiros mapas globais dos recursos hídricos da Lua.

Os dados científicos colhidos pelo VIPER também ajudarão na seleção de futuros locais de pouso para os astronautas da missão Artemis, ajudando a determinar onde a água e outros recursos podem ser colhidos para apoiar os seres humanos durante longas expedições.

As investigações científicas fornecerão informações sobre a evolução da Lua e do sistema Terra-Lua.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. coloca um avião de caça na hora que a NASAlândia soltar algum foguete, e segue esse foguete mesmo, ai quero ver a desculpa deles(só falta falar que acabou gasolina mágica que queima no vácuo)

    Vigiando esse foguete com caça aéreo, queremos ver se eles realmente consegue sair da órbita da terra realmente, pra vocês verem que é tudo mentira, esses foguete vão até uma certa altura bem alto mesmo, some da nossa vista que não é de aguia e pelo efeitos outros como perpectiva, depois depois vira pra esquerda ou para direita e libera a todos nos mares e eles são resgatados por navios de buscas, ai estão liberados fizeram o teatro deles,assim eles consegue dinheiro para os outros anos.

    Observem os rastro de fumaça lá no céu, pra você verem que não estão indo para o espaçoe e sim passeando pelo planeta

    NASAlandia é um comercio de mentiras, e seus adptos de forma volutária as mentiras pelo mundo, pra sempre lucrarem

    • E os satélites e a estação espacial internacional, que qualquer pessoa consegue ver com um bom telescópio, por vezes até com uma boa máquina fotográfica e uma boa lente? Foram lá parar com uma grua? Porque não larga os videos da terra plana do YouTube e experimenta? Tem medo de descobrir alguma coisa que vá contra as suas crenças sem sentido?
      Cumprimentos e boa sorte na sua viagem até ao conhecimento.

  2. Marcos quer um conselho?
    Deixe a Igreja do Reino de Deus e procure cultivar-se mais, mas com algo a sério….
    Deixe a maluqueira de lado.
    Valeu?!
    Nuno Alves, não vale a pena gastar saliva. Ele vai dizer que os satélites não existem e são fotos coladas no domo que tem por cima de nós.
    LOL

RESPONDER

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …