Viper é o novo rover da NASA que vai procurar água na Lua

A NASA escolheu a Astrobotic para a construção do rover explorador com o qual planeia procurar água no pólo sul da Lua no final de 2023.

Chamado VIPER, este veículo robótico vai ajudar a pavimentar o caminho para missões de astronautas na superfície lunar a partir de 2024 e vai aproximar a NASA do desenvolvimento de uma presença sustentável a longo prazo na Lua como parte do programa Artemis.

O voo do VIPER para a Lua faz parte da iniciativa Commercial Lunar Charging Services (CLCS) da NASA, que aproveita as capacidades dos parceiros da indústria para fornecer rapidamente instrumentos científicos e demonstrações tecnológicas à Lua.

Como parte do contrato, que totaliza 199,5 milhões de dólares, a Astrobotic é responsável pelos serviços para a entrega do VIPER, incluindo a integração com o seu módulo de aterragem Griffin, o seu lançamento da Terra e o seu desembarque na Lua.

Durante a sua missão de 100 dias terrestres, o rover VIPER, com aproximadamente 453 quilogramas, viajará vários quilómetros e usará os seus quatro instrumentos científicos para colher amostras de vários ambientes do solo.

Versões dos seus três instrumentos de busca de água voarão para a Lua em entregas anteriores de embarcações CLPS em 2021 e 2022 para ajudar a testar o seu desempenho na superfície lunar antes da missão VIPER.

“O CLPS é uma forma totalmente criativa de avançar na exploração lunar”, disse o administrador científico da NASA, Thomas Zurbuchen, em comunicado. “Estamos a fazer algo que nunca foi feito antes: testar instrumentos na Lua à medida que o veículo espacial se desenvolve. O VIPER e as muitas cargas úteis que enviaremos para a superfície lunar nos próximos anos ajudar-nos-ão a perceber o vasto potencial científico da Lua”.

O VIPER vai colher dados, incluindo a localização e concentração de gelo, que serão usados ​​para criar os primeiros mapas globais dos recursos hídricos da Lua.

Os dados científicos colhidos pelo VIPER também ajudarão na seleção de futuros locais de pouso para os astronautas da missão Artemis, ajudando a determinar onde a água e outros recursos podem ser colhidos para apoiar os seres humanos durante longas expedições.

As investigações científicas fornecerão informações sobre a evolução da Lua e do sistema Terra-Lua.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. coloca um avião de caça na hora que a NASAlândia soltar algum foguete, e segue esse foguete mesmo, ai quero ver a desculpa deles(só falta falar que acabou gasolina mágica que queima no vácuo)

    Vigiando esse foguete com caça aéreo, queremos ver se eles realmente consegue sair da órbita da terra realmente, pra vocês verem que é tudo mentira, esses foguete vão até uma certa altura bem alto mesmo, some da nossa vista que não é de aguia e pelo efeitos outros como perpectiva, depois depois vira pra esquerda ou para direita e libera a todos nos mares e eles são resgatados por navios de buscas, ai estão liberados fizeram o teatro deles,assim eles consegue dinheiro para os outros anos.

    Observem os rastro de fumaça lá no céu, pra você verem que não estão indo para o espaçoe e sim passeando pelo planeta

    NASAlandia é um comercio de mentiras, e seus adptos de forma volutária as mentiras pelo mundo, pra sempre lucrarem

    • E os satélites e a estação espacial internacional, que qualquer pessoa consegue ver com um bom telescópio, por vezes até com uma boa máquina fotográfica e uma boa lente? Foram lá parar com uma grua? Porque não larga os videos da terra plana do YouTube e experimenta? Tem medo de descobrir alguma coisa que vá contra as suas crenças sem sentido?
      Cumprimentos e boa sorte na sua viagem até ao conhecimento.

  2. Marcos quer um conselho?
    Deixe a Igreja do Reino de Deus e procure cultivar-se mais, mas com algo a sério….
    Deixe a maluqueira de lado.
    Valeu?!
    Nuno Alves, não vale a pena gastar saliva. Ele vai dizer que os satélites não existem e são fotos coladas no domo que tem por cima de nós.
    LOL

  3. Satélites ou balões transparentes tipo google, ser ou não ser eis a questão kkk

    Mire um binóculo, um telescópio pro céu observe por exemplo um balão tranparente do google, e me digam realmente se conseguem enxergar esse balão transparente naquela altura. Vocês provávelmente só irão visualizar aquilo que o balão transparente estiver transportando, ou não?

    Interessante que tem muitos satélite caindo nos quintais das casas, em áreas rurais

    Ai pergunto a vocês como se pode isso já que os satélites teriam de estar fora da atmosfera da terra e não dentro?

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …