O vinho tinto pode protegê-lo contra o cancro do pulmão (principalmente se o inalar)

epfl.ch / Flickr

As propriedades preventivas do composto químico resveratrol, encontrado na pele e nas sementes da uva, já tinham sido demonstradas para o trato digestivo. Agora, uma equipa de cientistas suíços descobriu que o componente presente no vinho tinto pode ter fortes poderes no combate ao cancro do pulmão se inalado.

Um estudo recente, levado a cabo por cientistas da Universidade de Genebra e publicado na Scientific Reports, revelou resultados muito positivos no uso de resveratrol inalado para combater o cancro de pulmão em cobaias.

“Observamos uma diminuição de 45% na carga tumoral por cobaia nos ratinhos tratados. Desenvolveram menos tumores e de menor tamanho que os ratos não tratados”, explica o investigador Muriel Cuendet, em comunicado. “O resveratrol poderia, portanto, desempenhar um papel preventivo contra o cancro de pulmão.”

Ao que parece, inalar este composto químico, presente na pele e nas sementes da uva, parece ser a chave para a prevenção do cancro do pulmão. Quando ingerido, o resveratrol é eliminado em poucos minutos, e, assim, incapaz de atingir os pulmões.

“O nosso maior desafio foi encontrar uma formulação na qual o resveratrol pudesse ser solubilizado em grandes quantidades, mesmo que fosse pouco solúvel em água, a fim de permitir a administração nasal“, disse o investigador Aymeric Monteillier.

Depois da experiência, a equipa concluiu que a concentração de resveratrol nos pulmões após a inalação foi 22 vezes maior do que quando administrada por via oral.

Num futuro próximo a equipa de cientistas da Universidade de Genebra irá concentrar-se em encontrar um biomarcador capaz de ajudar a identificar pessoas elegíveis para um tratamento preventivo com resveratrol.

Como é uma molécula bem conhecida e que pode ser facilmente encontrada em suplementos alimentares, nenhum outro estudo toxicológico seria necessário antes da comercialização, adiantaram.

“Infelizmente, esta descoberta é de pouco interesse económico para os grupos farmacêuticos. A molécula é, de facto, simples e não patenteável”, disse Cuendet.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS propõe redução de IVA nas touradas para a taxa mínima de 6%

O PS anunciou esta quinta-feira que apresentará uma proposta de alteração ao Orçamento para incluir a tauromaquia no conjunto de espetáculos culturais que terão uma redução do IVA para 6% - o valor mínimo deste …

Na Austrália, os homens ainda ganham mais 20% do que as mulheres

O Governo australiano anunciou esta quinta-feira que a diferença salarial de género diminuiu, nos últimos cinco anos, 3,4 pontos percentuais, contudo os homens continuam a ganhar mais de um quinto do que o sexo oposto. De …

Erro humano contaminou com vírus HIV menina angolana de 7 anos

Um "erro humano" está na origem da contaminação com o vírus do VIH/Sida de uma menina angolana de 7 anos, depois de uma transfusão de sangue, em Luanda, admitiu na quarta-feira uma fonte governamental de …

Só um forte crescimento no final do ano pode salvar meta do Governo para o PIB

Acompanhando a tendência europeia, a economia portuguesa abrandou no terceiro trimestre. As metas do Governo para o PIB ficaram, assim, mais distantes. O resultado mais fraco registado no terceiro trimestre deste ano colocou a meta do …

Incêndio na Califórnia já matou 56 pessoas. Há mais de 100 desaparecidos

As autoridades norte-americanas elevaram, na quarta-feira, para 56 o número de mortos registados no incêndio em Paradise, na Califórnia, depois de terem sido encontrados mais oito corpos. O balanço anterior dava conta de 48 mortos. Em …

Juiz Ivo Rosa passa a ter segurança pessoal

O juiz Ivo Rosa está desde terça-feira a ser acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP. O magistrado incumbido da Operação Marquês, através do sorteio a 28 de setembro, foi reencaminhado para o Sistema de Segurança …

Deputada em protesto mostra cuecas de renda no Parlamento irlandês

Num julgamento por violação, na Irlanda, a advogada de defesa do réu usou a roupa interior da queixosa para alegar que a relação sexual tinha sido consentida. Os argumento da advogada levaram uma deputada a …

Presença de militares na fronteira com o México é “bom treino” para guerra

O secretário da Defesa norte-americano defendeu esta quarta-feira o uso ativo de forças militares de plantão na fronteira dos Estados Unidos da América com o México, considerando que de certa forma é um bom treino …

Propostas de lei sobre videovigilância não respeitam RGPD

A Comissão de Proteção de Dados (CNPD) diz que as novas regras de videovigilância em locais públicos pecam por "indefinição e imprevisibilidade". Segundo avança o jornal Público esta quinta-feira, os pareceres da Comissão de Proteção de …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo exoplaneta mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do …