Um “pueblo” conquista a Liga Europa. Vitória épica e histórica do Villarreal após 22 penáltis

1

Villarreal conquista Liga EuropaO Villarreal conquistou a Liga Europa de futebol em Gdansk, na Polónia, após derrotar o Manchester United por 11-10 no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 em 120 minutos de jogo corrido.

A disputarem a sua primeira final de uma competição europeia, os espanhóis adiantaram-se no marcador aos 29 minutos, com um golo do avançado Gerard Moreno.

Mas os ingleses, com o português Bruno Fernandes a alinhar todo o encontro, chegaram ao empate aos 55 minutos com um tento do internacional uruguaio Cavani.

Com o empate a manter-se no prolongamento, a final foi decididapor grandes penalidades.

Mas só depois de 21 penáltis marcados é que tudo ficou decidido. Coube ao guarda-redes do Manchester United, David de Gea, falhar a 22.ª penalidade após 21 convertidas de forma consecutiva.

Com a conquista do seu primeiro título europeu, o Villarreal garante a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões e também um lugar na final da Supertaça Europeia.

Conquista épica após ultrapassar maldição antiga

O Villarreal procurava o primeiro título depois de ter conseguido ultrapassar o longo calvário em semifinais europeias. Nas épocas 2003/2004, 2010/2011 e 2015/2016, a equipa chegou às meias-finais da prova, mas foi eliminada por Valência, FC Porto e Liverpool, respectivamente.

Já em 2006, na Liga dos Campeões, falhou a final, em jogo com o Arsenal, depois de Jens Lehmann ter defendido um penálti de Juan Román Riquelme aos 90 minutos.

A história inverteu-se agora, de forma épica, diante de outro clube inglês, mais um “gigante”, num combate em que venceu o Villarreal feito David heroico.

Em Espanha, o jornal El País dá a notícia do triunfo do Villarreal com o título “um pueblo conquista a Europa”. “Pueblo” em espanhol tanto pode ser usado como povo ou como vilarejo ou até aldeia. É uma referência ao facto de Villarreal ser uma cidade de cerca de 50 mil habitantes.

Em comparação, Manchester tem mais de 400 mil habitantes.

Mas também os orçamentos dos dois clubes são bem diferentes, sendo que o United é um dos gigantes do futebol europeu.

Apesar disso, os red devils não vencem um título desde a época 2016/2017, precisamente a temporada em que José Mourinho guiou a equipa à conquista da Liga Europa.

Unai Emery ganhou a quarta Liga Europa

Para o treinador do Villarreal, Unai Emery, a vitória garante-lhe a quarta Liga Europa do currículo, depois de ter ganho o troféu por três vezes com o Sevilha. Já se fala dele como “O Senhor Liga Europa”.

Contudo, Emery desvaloriza esse dado. “Analisei 17 jogos do Manchester United na última semana. É trabalho. Nada mais”, realçou após o desafio.

“Os jogadores demonstraram uma boa mentalidade em toda a competição, mas também na final. Soubemos competir e sofrer“, disse ainda, frisando que os seus atletas “estiveram fabulosos”.

Emery também garante que a sua equipa não treinou os penáltis antes do jogo. “Desde que estive no Almeria e que tinha um jogador que dizia que não se deviam treinar que não o faço”, salientou. “É algo do momento e nada mais. E, no final, saiu bem”, apontou ainda.

O capitão do Villarreal, Raúl Albiol, assegurou aos jornalistas, após o apito final do jogo, que “não marcava um penálti desde os infantis”.

Do lado do United, o treinador Ole Gunnar Solskjaer, assumiu que o seu “balneário está desiludido”. Mas “isto é o futebol, às vezes tudo se decide num pontapé e essa é a diferença entre ganhar e perder”, vincou ainda no final do jogo.

“Temos de aprender com este jogo e com o que estamos a sentir para que não aconteça outra vez”, disse também, realçando que a sua equipa não esteve “tão bem” como podia.

Nas redes sociais, a festa do Villarreal tomou conta de adeptos do futebol por todo o lado, mesmo fora de Espanha. E até Liam Gallagher, elemento da banda Oasis, que é adepto do Manchester City, se juntou às celebrações.

“We all live in a yellow submarine” (“vivemos todos num submarino amarelo”), escreveu Gallagher no Twitter, numa referência a uma música dos Beatles.

Susana Valente, ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.