Um “pueblo” conquista a Liga Europa. Vitória épica e histórica do Villarreal após 22 penáltis

Villarreal conquista Liga EuropaO Villarreal conquistou a Liga Europa de futebol em Gdansk, na Polónia, após derrotar o Manchester United por 11-10 no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 em 120 minutos de jogo corrido.

A disputarem a sua primeira final de uma competição europeia, os espanhóis adiantaram-se no marcador aos 29 minutos, com um golo do avançado Gerard Moreno.

Mas os ingleses, com o português Bruno Fernandes a alinhar todo o encontro, chegaram ao empate aos 55 minutos com um tento do internacional uruguaio Cavani.

Com o empate a manter-se no prolongamento, a final foi decididapor grandes penalidades.

Mas só depois de 21 penáltis marcados é que tudo ficou decidido. Coube ao guarda-redes do Manchester United, David de Gea, falhar a 22.ª penalidade após 21 convertidas de forma consecutiva.

Com a conquista do seu primeiro título europeu, o Villarreal garante a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões e também um lugar na final da Supertaça Europeia.

Conquista épica após ultrapassar maldição antiga

O Villarreal procurava o primeiro título depois de ter conseguido ultrapassar o longo calvário em semifinais europeias. Nas épocas 2003/2004, 2010/2011 e 2015/2016, a equipa chegou às meias-finais da prova, mas foi eliminada por Valência, FC Porto e Liverpool, respectivamente.

Já em 2006, na Liga dos Campeões, falhou a final, em jogo com o Arsenal, depois de Jens Lehmann ter defendido um penálti de Juan Román Riquelme aos 90 minutos.

A história inverteu-se agora, de forma épica, diante de outro clube inglês, mais um “gigante”, num combate em que venceu o Villarreal feito David heroico.

Em Espanha, o jornal El País dá a notícia do triunfo do Villarreal com o título “um pueblo conquista a Europa”. “Pueblo” em espanhol tanto pode ser usado como povo ou como vilarejo ou até aldeia. É uma referência ao facto de Villarreal ser uma cidade de cerca de 50 mil habitantes.

Em comparação, Manchester tem mais de 400 mil habitantes.

Mas também os orçamentos dos dois clubes são bem diferentes, sendo que o United é um dos gigantes do futebol europeu.

Apesar disso, os red devils não vencem um título desde a época 2016/2017, precisamente a temporada em que José Mourinho guiou a equipa à conquista da Liga Europa.

Unai Emery ganhou a quarta Liga Europa

Para o treinador do Villarreal, Unai Emery, a vitória garante-lhe a quarta Liga Europa do currículo, depois de ter ganho o troféu por três vezes com o Sevilha. Já se fala dele como “O Senhor Liga Europa”.

Contudo, Emery desvaloriza esse dado. “Analisei 17 jogos do Manchester United na última semana. É trabalho. Nada mais”, realçou após o desafio.

“Os jogadores demonstraram uma boa mentalidade em toda a competição, mas também na final. Soubemos competir e sofrer“, disse ainda, frisando que os seus atletas “estiveram fabulosos”.

Emery também garante que a sua equipa não treinou os penáltis antes do jogo. “Desde que estive no Almeria e que tinha um jogador que dizia que não se deviam treinar que não o faço”, salientou. “É algo do momento e nada mais. E, no final, saiu bem”, apontou ainda.

O capitão do Villarreal, Raúl Albiol, assegurou aos jornalistas, após o apito final do jogo, que “não marcava um penálti desde os infantis”.

Do lado do United, o treinador Ole Gunnar Solskjaer, assumiu que o seu “balneário está desiludido”. Mas “isto é o futebol, às vezes tudo se decide num pontapé e essa é a diferença entre ganhar e perder”, vincou ainda no final do jogo.

“Temos de aprender com este jogo e com o que estamos a sentir para que não aconteça outra vez”, disse também, realçando que a sua equipa não esteve “tão bem” como podia.

Nas redes sociais, a festa do Villarreal tomou conta de adeptos do futebol por todo o lado, mesmo fora de Espanha. E até Liam Gallagher, elemento da banda Oasis, que é adepto do Manchester City, se juntou às celebrações.

“We all live in a yellow submarine” (“vivemos todos num submarino amarelo”), escreveu Gallagher no Twitter, numa referência a uma música dos Beatles.

  Susana Valente, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …