Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

huskyte / Flickr

Lago Lucerna na Suíça

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava.

O lago Lucerna, na Suíça, escondeu um segredo durante séculos. Sob uma camada de lama, uma vila submersa da Idade do Bronze estava silenciosamente esquecida. Até agora.

A vila foi descoberta por arqueólogos subaquáticos que ajudaram na instalação de um oleoduto e reescreve a história da cidade. Segundo o All That’s Interesting, a região terá sido colonizada muito antes do que se pensava.

“As novas descobertas na bacia do lago Lucerna confirmam que as pessoas se estabeleceram nesta região há cerca de 3.000 anos”, disse um porta-voz do cantão, em comunicado. “Com esta evidência, a cidade de Lucerna torna-se repentinamente cerca de 2.000 anos mais velha do que comprovado anteriormente.”

Os mergulhadores encontraram várias pilhas de madeira, indícios de um assentamento humano. Após uma investigação mais aprofundada, os arqueólogos subaquáticos encontraram 30 palafitas, que outrora sustentavam casas, e fragmentos de cerâmica.

Depois de analisarem as amostras de madeira e cerâmica, os investigadores chegaram à conclusão de que a vila submersa datava de cerca de 1000 a.C. ou do final da Idade do Bronze.

Os arqueólogos Jurg Manser e Andreas Mader explicaram que a camada de lama dificultou os trabalhos. No entanto, a implantação do oleoduto facilitou a investigação, contribuindo para as descobertas dos objetos pré-históricos.

“A descoberta confirma a teoria de que, antigamente, a bacia do lago Lucerna era uma área de assentamento adequada“, afirmaram os especialistas, que dizem tratar-se de uma “visão inovadora da história inicial da cidade de Lucerna”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …