/

VIH é eliminado do corpo de animais vivos pela primeira vez

(dr) Alexey Kashpersky

Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Um grupo de cientistas norte-americanos deu um grande passo rumo à cura para o VIH: a eliminação do vírus em animais vivos.

De acordo com informações da Temple University, nos EUA, um estudo realizado pelos cientistas da Lewis Katz School of Medicine em parceria com a Universidade de Pittsburgh, conseguiu eliminar totalmente o vírus de camundongos que tinham recebido células humanas infetadas com VIH.

“A equipa é a primeira a demonstrar que a replicação do VIH-1 pode ser completamente suprimida e o vírus é eliminado de células infetadas em animais com uma poderosa tecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR/ Cas9”, destacam os cientistas.

Um estudo anterior publicado em 2016, no qual usaram modelos transgénicos de ratos e camundongos com ADN de VIH-1 incorporados no genoma de todos os tecidos dos corpos dos animais, terá sido usado como base da nova descoberta. Os especialistas demonstraram que a sua estratégia poderia eliminar os fragmentos alvo do VIH-1 do genoma na maioria dos tecidos dos animais estudados.

“O nosso estudo é mais abrangente. Confirmamos os dados do nosso trabalho anterior e melhoramos a eficiência da nossa estratégia de edição de genes. Também mostramos que a estratégia é eficaz em dois modelos outros dois tipos de roedores, um que representa a infeção aguda em células de rato e o outro que representa a infeção crónica ou latente em células humanas”, disse o principal autor do estudo, Wenhui Hu.

Os cientistas dizem que o próximo passo será repetir os testes em primatas, porque nesses mamíferos a infeção pelo VIH induz à doença e permite demonstrar ainda mais a eliminação do ADN do VIH-1 em células T infetadas e outros locais de incubação para o VIH-1, Incluindo células cerebrais.

ZAP // Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.