VIH é eliminado do corpo de animais vivos pela primeira vez

(dr) Alexey Kashpersky

Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Um grupo de cientistas norte-americanos deu um grande passo rumo à cura para o VIH: a eliminação do vírus em animais vivos.

De acordo com informações da Temple University, nos EUA, um estudo realizado pelos cientistas da Lewis Katz School of Medicine em parceria com a Universidade de Pittsburgh, conseguiu eliminar totalmente o vírus de camundongos que tinham recebido células humanas infetadas com VIH.

“A equipa é a primeira a demonstrar que a replicação do VIH-1 pode ser completamente suprimida e o vírus é eliminado de células infetadas em animais com uma poderosa tecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR/ Cas9”, destacam os cientistas.

Um estudo anterior publicado em 2016, no qual usaram modelos transgénicos de ratos e camundongos com ADN de VIH-1 incorporados no genoma de todos os tecidos dos corpos dos animais, terá sido usado como base da nova descoberta. Os especialistas demonstraram que a sua estratégia poderia eliminar os fragmentos alvo do VIH-1 do genoma na maioria dos tecidos dos animais estudados.

“O nosso estudo é mais abrangente. Confirmamos os dados do nosso trabalho anterior e melhoramos a eficiência da nossa estratégia de edição de genes. Também mostramos que a estratégia é eficaz em dois modelos outros dois tipos de roedores, um que representa a infeção aguda em células de rato e o outro que representa a infeção crónica ou latente em células humanas”, disse o principal autor do estudo, Wenhui Hu.

Os cientistas dizem que o próximo passo será repetir os testes em primatas, porque nesses mamíferos a infeção pelo VIH induz à doença e permite demonstrar ainda mais a eliminação do ADN do VIH-1 em células T infetadas e outros locais de incubação para o VIH-1, Incluindo células cerebrais.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …