Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica.

A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem de 19 anos foi detido e acusado de fraude, esta terça-feira.

A burla foi descoberta quando a empregada doméstica da idosa de 90 anos ligou para a filha da mulher com a preocupação de que algo suspeito estivesse a acontecer. A filha entrou em contacto com as autoridades após tomar conhecimento do assunto.

De acordo com a Insider, os burlões ligaram à mulher e se fizeram passar por agentes chineses de segurança pública e acusaram-na de estar envolvida num esquema de lavagem de dinheiro na China. Foi então que os burlões disseram à mulher de 90 anos que ela tinha de transferir dinheiro da sua conta para uma equipa de investigação.

Um dos criminosos até foi a casa da mulher dar-lhe um telemóvel para que ela comunicasse com os alegados agentes chineses. Os burlões convenceram-na a fazer 11 transferências bancárias que totalizaram 32 milhões de euros. Mais uma vez, o criminoso acompanhou a mulher até ao banco para que esta fizesse uma das transferências.

“Foi-lhe prometido que todo o dinheiro lhe seria devolvido após a investigação”, relatou uma fonte policial.

Segundo o South China Morning Post, há mais dois detidos suspeitos de participarem no esquema de burla.

Em 2020, a polícia lidou com 1.193 casos de fraudes telefónicas em que os vigaristas arrecadaram um total de 74 milhões de dólares. A fraude telefónica é um crime transjurisdicional e os vigaristas costumam fazer chamadas de fora de Hong Kong, segundo a polícia.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, …