Vieira da Silva vai dar nome a cratera em Mercúrio

FASVS

-

A autoridade astronómica internacional deu o nome da artista plástica portuguesa Maria Helena Vieira da Silva a uma cratera em Mercúrio, entre dez personalidades que se destacaram pelo contributo que deram às artes, noticiou hoje o Portuguese American Journal.

A pintora portuguesa, naturalizada francesa, integra um conjunto de dez personalidades que darão nome a crateras em Mercúrio, em que constam o nome do músico John Lennon, os dos romancistas Truman Capote e Erich Maria Remarque, ou o do compositor Hector Berlioz.

As crateras de Mercúrio recebem nomes de artistas falecidos, entre músicos, pintores e autores que tenham realizado contribuições fundamentais para o seu campo e que tenham sido figuras artística e historicamente reconhecidas há mais de 50 anos.

A honra é concedida pela União Astronómica Internacional, a autoridade global para a nomenclatura planetária e de satélites, sob proposta da equipa do veículo espacial Messenger, da NASA.

Vieira da Silva e as restantes nove personalidades juntam-se às 114 crateras nomeadas desde 2008, quando o Messenger passou por Mercúrio pela primeira vez.

Maria Helena Vieira da Silva nasceu em 1908 em Lisboa, estabeleceu-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido, o artista plástico húngaro Arpad Szenes.

Após um exílio de sete anos no Brasil durante a II Guerra Mundial, foi-lhe atribuída a cidadania francesa.

Vieira da Silva foi eleita Membro da Royal Academy of Arts de Londres, em 1988, ordenada Officier de la Legion d’Honneur com insígnias entregues pela mão do Presidente François Mitterrand, em 1991. Morreu em Paris em 1992.

A obra da pintora está exposta no Centre Georges Pompidou, de Paris, no MoMA e Guggenheim de Nova Iorque, na Tate Collection, de Londres, no Thyssen-Bornemisza, de Madrid, no Art Institute of Chicago, no Ashmolean Museum, em Oxford, e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Em 1990 foi criada em Lisboa a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva em Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …