Vidro líquido. Cientistas descobrem novo estado da matéria

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz, na Alemanha, identificou um novo estado da matéria chamado vidro líquido, que possui algumas propriedades incomuns.

Quando uma substância passa de um líquido para um sólido, os átomos de fluxo livre alinham-se numa formação de cristal rígido. Mas este fenómeno não acontece com o vidro: os átomos “congelam” num estado desordenado antes da cristalização, e é por isso que não é um líquido, mas um sólido amorfo.

Um estudo recente, levado a cabo por investigadores da Universidade de Konstanz, na Alemanha, descobriu uma forma de vidro na qual os átomos exibem um comportamento complexo que nunca foi visto anteriormente. No fundo, os átomos movem-se, mas são incapazes de girar.

Este estado transitório da matéria foi batizado de vidro líquido, segundo o New Atlas.

O estado parece ser a forma presente entre a fase sólida e a coloidal. Esta última não é mais do que uma dispersão da matéria composta por duas ou mais fases, normalmente uma fluida (líquido ou gás) e outra dispersa, em forma de partículas sólidas muito finas – a espuma e o gel são exemplos deste sistema coloidal.

Até agora, a maioria das experiências que envolvem suspensões coloidais basearam-se em coloides esféricos ou partículas. Desta vez, a equipa percebeu que na natureza prevalecem coloides deformados e fabricou pequenas partículas de plástico, esticando-as e arrefecendo-as até que adquirissem formas elípticas.

“Graças à sua forma, as nossas partículas têm uma orientação – ao contrário das partículas esféricas”, realçou Andreas Zumbusch, um dos autores do estudo, publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Isto facilita a observação de comportamentos complexos completamente novos e não estudados anteriormente.

O vidro líquido é o resultado de aglomerados desses coloides elípticos a obstruir-se mutuamente: movem-se, mas não giram. As partículas apresentam mais flexibilidade do que as moléculas de vidro, mas não o suficiente para as comparar a materiais regulares.

“Do ponto de vista teórico, isto é incrivelmente interessante. As nossas experiências fornecem um tipo de evidência para a interação entre as flutuações críticas e a estrutura cristalina que a comunidade científica tem procurado há bastante tempo”, comentou o investigador Matthias Fuchs.

A equipa acredita que o novo estado de matéria pode ajudar a lançar luzes sobre o comportamento de sistemas e moléculas complexos, que vão de sistemas muito pequenos (biológicos) até outros maiores (cosmológicos). Além disso, pode também ter um impacto no desenvolvimento de dispositivos de cristal líquido, como monitores de computador.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …