O novo vidro resistente ao fogo é mais seguro e amigo do ambiente

Embora já existam janelas resistentes ao fogo, estas têm algumas desvantagens. Normalmente contêm um gel cancerígeno, para além da sua produção gerar muitos resíduos. Agora, uma nova tecnologia que funciona da mesma maneira é considerada muito mais segura e menos dispendiosa.

De uma forma geral, essas janelas consistem em dois painéis de vidro com uma camada transparente de hidrogel à base de acrilamida que é colocada entre eles.

Numa situação de incêndio, depois do vidro tradicional, que está virado para o fogo começar a aquecer ao ponto de se partir, o gel fica exposto às chamas.

Em busca de uma alternativa mais exequível para o hidrogel de acrilamida tóxico, uma equipa de cientistas do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energia da Alemanha experimentou uma variedade de novas substâncias.

Depois de terem passado por 60 tentativas falhadas, os especialistas alemães finalmente conseguiram descobrir que um “componente básico” adequado, que não estava a ser usado na composição das janelas de vidro.

Este novo componente não é cancerígeno ou perigoso, mas ainda assim é eficaz pois permite que as janelas permaneçam intactas quando são expostas a temperaturas acima de 1.000ºC, durante pelo menos duas horas.

Para além disso este novo componente permite um processo de produção muito menos dispendioso. Agora, a linha de produção que está a fabricar as janelas de vidro resistentes ao fogo produz apenas 20 kg de resíduos por dia.

Este valor contrasta com os que eram apresentados anteriormente durante a produção de janelas resistentes ao fogo tradicionais, pois eram gerados cerca de 150 a 160 kg de resíduos diariamente.

Segundo o New Atlas, atualmente, os vidros estão a ser incorporados na restauração da Global Tower e na construção da Grand Tower, que se localizam em Frankfurt.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …