Professora detida por questionar salário de director da escola

1

A docente questionou uma proposta de aumento de salário de um membro da direção, lembrando que professores e funcionários não eram aumentados há anos. A polícia não permitiu que continuasse a falar e prendeu a professora.

Deyshia Hargrave, professora de inglês na escola Rene A.Rost Middle School, no estado de Louisiana, nos EUA, foi detida esta segunda-feira durante uma reunião do conselho escolar, depois de ter questionado o diretor da escola acerca do motivo pelo qual recebeu um aumento salarial.

A docente lembrou que os ordenados dos professores e dos restantes funcionários estavam congelados há alguns anos, tendo sido convidada a abandonar a reunião por estar a fazer perguntas quando o objetivo do encontro era prestar declarações numa espécie de consulta pública, refere o Diário de Notícias.

Mas, de acordo com o New York Times, apesar da contestação de Deyshia, a direção aprovou o aumento salarial de um dos membros da direção escolar, Jerome Puyau. “Como é que vai aceitar este aumento? Porque é basicamente tirado do bolso dos professores”, retorquiu a docente.

Foi nesse momento que um agente da autoridade lhe pediu para sair da sala, ameaçando retirá-la à força. Deyshia resistiu e perguntou se levantar-se era “contra a política escolar”. Aí, o agente levou a professora para o corredor e começou a agir de forma violenta, algemando-a.

“Pare de resistir”, advertiu o polícia. A professora respondeu dizendo que não o estava a fazer, “você é que me atirou ao chão“.

No exterior, juntaram-se algumas pessoas que estavam presentes na reunião escolar e que estavam a tentar entender o motivo da detenção da professora. Em resposta, o agente ameaçou prendê-las.

Segundo o presidente do conselho, Deyshia estava a “perturbar a ordem” e foi por isso que pediu ao agente que a retirasse da sala. A docente acabou por ser detida sob a alegação de ter resistido à autoridade, tendo sido libertada pouco tempo depois.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.