Vídeo desmascara capitão do Costa Concordia a abandonar o barco

Foi esta quarta-feira divulgado pela imprensa italiana um vídeo que mostra o capitão Francesco Schettino, a preparar-se para abandonar o Costa Concordia, momentos antes do naufrágio.

O vídeo foi captado na noite do naufrágio pelos bombeiros locais, e mostra o capitão Francesco Schettino à espera do bote de salvamento, muito antes dos 3 mil passageiros do navio terem tipo possibilidade de ser resgatados.

Com o navio já completamente inclinado,  Schettino aguardou a chegada do bote, procurando sair o mais rapidamente possível da embarcação.

hotgossipitalia / Flickr

Francesco Schettino, capitão do Costa Concordia, não foi o último a abandonar  o barco - pelo contrário.

Francesco Schettino, capitão do Costa Concordia, não foi o último a abandonar o barco – pelo contrário.

As imagens desmentem a versão do comandante italiano, que tinha assegurado que tinha “escorregado para dentro de um bote salva-vidas depois de um movimento brusco do navio”.

O vídeo é uma das provas apresentadas pela acusação no julgamento de Schettino, acusado de homicídio involuntário das 32 vítimas do naufrágio. A acusação pede 20 anos de prisão para o capitão, o único membro da tripulação em julgamento.

O Costa Concordia naufragou a 13 de Janeiro de 2012, com 4.229 pessoas de 70 países a bordo. Durante uma manobra arriscada diante da ilha italiana de Giglio, o navio colidiu contra uma rocha.

andrius.lt / Flickr

-

Minutos antes da tragédia, Schettino ordenou uma mudança de direcção do navio, com uma piada em inglês: “otherwise we go on the rocks” (caso contrário, vamos às rochas).

As últimas palavras de Schettino registadas na caixa negra do navio são “Madonna, o que eu fiz?”

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …