Viajar frequentemente torna as pessoas mais felizes

dronepicr / Flickr

Praia Isla Mujeres, México

Viajar frequentemente pode deixar as pessoas 7% mais felizes, concluiu uma nova investigação da da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Tourism Analysis, contou com a participação de 500 voluntários, que responderam a uma série de perguntas que permitiram analisar os motivos pelos quais viajavam com mais ou menos frequência e se as experiências vividas tiveram um efeito prolongado na sua felicidade e bem-estar.

“Embora outras coisas, como o trabalho, a vida familiar ou os amigos desempenhe um papel mais importante nos relatórios gerais de bem-estar, o acumular de experiências de viagem parece ter um efeito pequeno, mas notório, na satisfação com a vida relatada pelos próprios”, escreveram os investigadores, citados pela agência noticiosa Europa Press.

A equipa nota que esta investigação pode ser implicações especialmente importantes para os viajantes e para a indústria do turismo a curto prazo, quando os Governos de vários países começarem a levantar as restrições decretadas por causa da pandemia de covid-19.

“Este estudo mostra que quanto mais as pessoas falam e planeiam férias, mais provável é que as façam realmente”, sustentaram ainda os investigadores, acrescentando: “Se estás ansioso para conhecer um lugar novo, essa pesquisa será uma boa motivação adicional para começar a planear as próximas férias“.

Em comunicado, Chun-Chu Chen, professor assistente da Escola de Gestão de Negócios de Hotelaria da Universidade Estadual de Washington, sublinha que a nova investigação “ilustra a importância de ser capaz de sair da rotina e experimentar coisas novas”.

A covid-19, que já matou pelo menos 1.884.187 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, abalou fortemente o setor do turismo mundial, levando a quebras globalizadas em todos os setores, incluindo o da aviação.

Mais de 87.162.540 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados, dos quais pelo menos 54.233.100 pessoas já foram consideradas curadas.

Na quarta-feira, foram registados 14.615 óbitos e 748.244 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram nesse dia o maior número de mortes, segundo os levantamentos mais recentes, são os Estados Unidos (3.626), Brasil (1.242) e México (1.165).

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …