Viajar frequentemente torna as pessoas mais felizes

dronepicr / Flickr

Praia Isla Mujeres, México

Viajar frequentemente pode deixar as pessoas 7% mais felizes, concluiu uma nova investigação da da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Tourism Analysis, contou com a participação de 500 voluntários, que responderam a uma série de perguntas que permitiram analisar os motivos pelos quais viajavam com mais ou menos frequência e se as experiências vividas tiveram um efeito prolongado na sua felicidade e bem-estar.

“Embora outras coisas, como o trabalho, a vida familiar ou os amigos desempenhe um papel mais importante nos relatórios gerais de bem-estar, o acumular de experiências de viagem parece ter um efeito pequeno, mas notório, na satisfação com a vida relatada pelos próprios”, escreveram os investigadores, citados pela agência noticiosa Europa Press.

A equipa nota que esta investigação pode ser implicações especialmente importantes para os viajantes e para a indústria do turismo a curto prazo, quando os Governos de vários países começarem a levantar as restrições decretadas por causa da pandemia de covid-19.

“Este estudo mostra que quanto mais as pessoas falam e planeiam férias, mais provável é que as façam realmente”, sustentaram ainda os investigadores, acrescentando: “Se estás ansioso para conhecer um lugar novo, essa pesquisa será uma boa motivação adicional para começar a planear as próximas férias“.

Em comunicado, Chun-Chu Chen, professor assistente da Escola de Gestão de Negócios de Hotelaria da Universidade Estadual de Washington, sublinha que a nova investigação “ilustra a importância de ser capaz de sair da rotina e experimentar coisas novas”.

A covid-19, que já matou pelo menos 1.884.187 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, abalou fortemente o setor do turismo mundial, levando a quebras globalizadas em todos os setores, incluindo o da aviação.

Mais de 87.162.540 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados, dos quais pelo menos 54.233.100 pessoas já foram consideradas curadas.

Na quarta-feira, foram registados 14.615 óbitos e 748.244 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram nesse dia o maior número de mortes, segundo os levantamentos mais recentes, são os Estados Unidos (3.626), Brasil (1.242) e México (1.165).

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …