Viajar de avião é uma “vacina natural” (e pode salvar a Humanidade)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, descobriu que as viagens de avião podem agir como uma “vacina natural”, podendo proteger a Humanidade de uma grande pandemia.

De acordo com os investigadores, citados pelo The Daily Mail, este tipo de viagens aéreas espalham constantemente pequenas doenças fracas e não fatais por todo o mundo, aumentando a resistência do sistema imunológico de milhões de pessoas a várias bactérias e vírus oriundas de várias partes do globo.

A equipa, liderada por Robin Thompson, deduziu, por isso, que, caso uma doença se torne potencialmente mortal, boa parte da Humanidade terá já proteção imunológica contra essa patologia. Os resultados da pesquisa foram divulgados esta semana no arquivo BioRxiv.

Para estes especialistas, esta descoberta é comparável ao efeito de uma vacina, uma vez que viajar está, de certa forma, a introduzir no sistema imunológico das pessoas pequenos vestígios de doenças, formando assim uma proteção contra as mesmas.

Vários especialistas concordam que o mundo poderá enfrentar uma pandemia mundial no futuro. Um surto fatal deste tipo poderá matar 900 milhões de pessoas em todo o mundo, nota ainda o The Daily Mail.

O especialista Eric Toner, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos afirmou: “Eu sei [que uma pandemia] vai acontecer, só não sei é quando”.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …