Viajar de avião é uma “vacina natural” (e pode salvar a Humanidade)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, descobriu que as viagens de avião podem agir como uma “vacina natural”, podendo proteger a Humanidade de uma grande pandemia.

De acordo com os investigadores, citados pelo The Daily Mail, este tipo de viagens aéreas espalham constantemente pequenas doenças fracas e não fatais por todo o mundo, aumentando a resistência do sistema imunológico de milhões de pessoas a várias bactérias e vírus oriundas de várias partes do globo.

A equipa, liderada por Robin Thompson, deduziu, por isso, que, caso uma doença se torne potencialmente mortal, boa parte da Humanidade terá já proteção imunológica contra essa patologia. Os resultados da pesquisa foram divulgados esta semana no arquivo BioRxiv.

Para estes especialistas, esta descoberta é comparável ao efeito de uma vacina, uma vez que viajar está, de certa forma, a introduzir no sistema imunológico das pessoas pequenos vestígios de doenças, formando assim uma proteção contra as mesmas.

Vários especialistas concordam que o mundo poderá enfrentar uma pandemia mundial no futuro. Um surto fatal deste tipo poderá matar 900 milhões de pessoas em todo o mundo, nota ainda o The Daily Mail.

O especialista Eric Toner, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos afirmou: “Eu sei [que uma pandemia] vai acontecer, só não sei é quando”.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …